Comprar um automóvel, novinho em folha ou especialmente usado, pode ser aquilo que os portugueses apelidam de “um grande 31”. Por isso, em vez de nos incidirmos sobre o porquê dessa expressão, preferimos optar por apresentar 7 dicas para negociar a comprar de um carro.
7 dicas para saber como negociar a compra de um carro
Decidimos dividir o seguinte artigo em duas partes separadas – uma para carros novos e outra para usados – que podem, ainda assim, complementar-se, dependendo dos casos.
Carros usados
Se pretende comprar um carro usado, deve ter atenção às seguintes dicas para negociar a compra de um carro.
Descubra o preço do mercado
Pode parecer demasiado evidente, mas muitas pessoas não fazem um estudo de mercado detalhado antes de efetuar a compra de um carro. Pode, primeiro, pesquisar em sites de venda de usados, procurar o ano e a versão do carro (cilindrada, cavalos, motor, etc.) que pretende comprar (convém ter à partida pelo menos dois ou três definidos) ou pedir a um vendedor, amigo seu, a tabela referente àquele carro.
Depois, é analisar o número de quilómetros para estabelecer um preço e, assim, já tem um termo de comparação.
Não compre logo à primeira
O valor afixado nem sempre é irredutível. Quem está a vender, muitas vezes está disposto a baixar o preço. Não se fie pelo que vê, se lhe perguntarem quanto está disposto a pagar, ou como pagar, não tenha medo de dizer 85% menos do que o seu custo, ou então que “está muito caro”.
Se for preciso, vá embora, diga que tem de pensar e regresse mais tarde. Faça isto até achar que o vendedor baixou o seu preço a um nível aceitável, ou então que já não há volta a dar.
Vá ao fim-de-semana ou ao final do mês
Os sábados e no final do mês poderão ser os melhores dias. Se for a um stand, alguns vendedores poderão ter de cumprir certos mínimos de vendas. Se tiver sorte, esse mesmo poderá baixar o preço para conseguir a sua parcela da semana ou do mês – principalmente este último.
Mantenha uma postura amigável
Parece que não, mas ajuda. Tal como vai a um restaurante e paga mais não só pela comida, mas também pela simpatia, o vendedor também poderá fazer um desconto se for amigável. É a lei do negócio (afinal muitas vezes somos mais emocionais e racionais, mesmo no que diz respeito à compra) e, assim, do outro lado podem estar a tentar torná-lo um cliente fiel.
Outros aspetos a ter em atenção
Obviamente, deve levar um mecânico amigo seu, ou de um seu conhecido – são de vital importância – verificar toda a papelada existente (inspeção e seguro principalmente), bem como fazer um test-drive.
Carros novos
O melhor guardamos para o fim. Também há dicas para negociar a compra de um carro novo, vindo diretamente da fábrica
Espere algum tempo até à sua saída
Alguns carros ,quando são lançados, costumam ter defeitos de fabrico. Por isso, espere algum tempo (é aconselhável um ano) e a fábrica costuma demorar algum tempo a corrigi-los.
Compre carros novos prestes a serem ultrapassados
Acontece, é comum. Um carro novo em stock está prestes a ser substituído pela versão nova do mesmo modelo. Espere por essa altura. Nesse período, as concessionárias costumam procurar vender os carros novos, mas prestes a perder o “prazo de validade” a preços mais reduzidos. Deve, por isso, verificar de quanto em quanto tempo é lançado um novo modelo. Às vezes dura somente um ano, daí termos dito para esperar pelo menos esse tempo antes de comprar um carro novo.
Veja também: