Se numa tarde daquelas longas de trabalho, que parecem não terminar, sentado na sua secretária, já deu por si a pensar como seria deixar tudo para trás e viajar, continue a ler. Damos-lhe dicas para quem quer deixar o trabalho e viajar, que não são mais que sugestões ou razões para dar uma volta à sua vida.
Não são poucas as pessoas que mesmo parecendo ter vidas profissionais perfeitas, sentem que algo está a faltar. Uma pausa, uma viragem pode até ser um risco ou a melhor decisão que alguma vez tomou.
10 dicas para quem quer deixar o trabalho e viajar
1. Acabe com o materialismo
É mais do que normal, que na sociedade capitalista em que vivemos, tenhamos muitas coisas, muitos objetos de que não precisamos. O primeiro passo a dar para uma mudança de vida, é desprender-se dos bens materiais que tem em excesso. Doe, venda e tente minimizar as compras. Vai poupar e juntar dinheiro para viajar. Porque mesmo partindo à aventura, é importante manter um porto de abrigo à espera, mas de forma mais sustentável.
2. Sair da zona de conforto
Não tema experimentar coisas novas, conhecer pessoas que não fazem parte do seu grupo habitual ou da rotina diária. Esta questão vai prepará-lo para dar o passo final na busca de novas aventuras e novos lugares. Ao desafiar-se está definitivamente a dar o passo que falta.
3. Razões e planos para viajar
Parece uma contradição, estarmos a dar dicas para quem quer deixar o trabalho e viajar e depois dizer que deve planear as suas viagens. Mas deve existir alguma estrutura, num passo tão grande. E não falamos de planear rotas e marcar hotéis. Não são umas simples férias com data de regresso marcada, é importante organizar-se. Qual é o seu objetivo com a viagem? Quais são as razões que o levam a deixar a rotina que conhece? O que quer fazer quando regressar? A viagem pode ter alguma vantagem na nova vida que pretende iniciar?
4. Mantenha uma mente aberta
Vai ter novas experiências e conhecer pessoas com visões completamente diferentes. Não as rejeite, mesmo que não concorde. O objetivo de deixar um trabalho para viajar, também passa por nos redefinirmos e tornar-nos mais recetivos à mudança. Tente lidar com as imperfeições e obstáculos com a mente aberta e vontade de aprender.
5. Não saia do trabalho a mal
Aquela famosa expressão em inglês: “don’t burn bridges”, pode ser aplicada aqui. Quando decide demitir-se, quando toma a decisão para mudar a sua vida, é importante e positivo fazê-lo de forma pacífica, nunca se sabe o que vai acontecer quando regressar e manter esse contacto profissional é sempre uma mais valia.
6. Ignore opiniões negativas alheias
É normal que amigos e familiares mostrem preocupação e estejam reticentes. Aceite esses sentimentos. Mas não se deixe influenciar por vozes demasiado negativas, que ultrapassam a preocupação pelo seu bem estar.
7. Não desista de um meio de subsistência
De facto, a não ser que tenha uma almofada financeira confortável, é provável que continue a precisar de ganhar dinheiro. Pense em criar um blog, por exemplo. Não ignore possíveis formas de trabalhar enquanto viaja, quer seja para alguém ou por conta própria. Se a sua profissão lhe permite trabalho freelancer, isso pode ser sempre uma mais-valia.
8. Viaje bem informado
A espontaneidade representa cerca de 85% das dicas para quem quer deixar o trabalho e viajar. Mas os outros 15% são também importantes. Estar bem informado sobre o ou os sítios que pretende visitar, as línguas, costumes e tradições, também as possíveis restrições, traz muitas vantagens.
9. Não tema o desconhecido
Ter medo de desconhecido é normal, mas as surpresas que estão do outro lado são uma recompensa ainda maior. Mais uma vez, se tomou a sua decisão de forma segura e ponderada, não deixe que o sentido de aventura esmoreça.
10. Use a sua insatisfação a seu favor
Por alguma razão está com vontade de sair do emprego e mudar de vida. Use essa energia a seu favor e transforme-a em motivação para dar os passos que faltam para realizar o sonho de viajar pelo mundo, sem amarras.
Veja também: