Ser feliz no trabalho é o objetivo de todos os profissionais, nas mais diversas áreas e indústrias. É uma questão que influencia o desempenho profissional e a produtividade. Apesar de não ser uma situação completamente linear, fique com as nossas dicas para ser feliz no trabalho.
Se sente que podia melhorar aspetos da sua vida profissional continue a ler, uma boa dose de felicidade no trabalho só pode trazer benefícios a nível mental e físico também.
7 dicas para ser feliz no trabalho
1. Fazer algo de que realmente se gosta
Sabemos que no panorama laboral atual, esta não é uma questão assim tão simples. Para muitos pode não ser uma prioridade, mas torná-la nisso mesmo pode fazer a diferença. Se se revelar impossível no momento, comece pelo trabalho que tem agora: o segredo é pensar nas suas competências e interesses e em seguida identificar as tarefas que mais gosta de desempenhar. Obviamente não vai fazer apenas isso, mas se puder fazer pelo menos uma coisa que realmente gosta vai manter a sua motivação mais elevada.
2. Saiba dizer não
Uma das principais dicas para ser feliz no trabalho. Os seus empregadores esperam que esteja sempre disponível a aceitar novos projetos ou tarefas, mas não se limite a dizer que “sim” a tudo. Se o fizer, a certa altura estará sobrecarregado com trabalho e a insatisfação profissional vai traduzir-se em altos níveis de stress e ansiedade. Saber utilizar o “não”, quando é realmente necessário, é uma das maiores armas para a sua felicidade no trabalho.
3. Mentalize-se que quer ser feliz no trabalho
No fundo tudo se resume à mentalidade e atitude que adota no seu dia-a-dia. Ao invés de realçar os aspetos negativos do seu trabalho, opte por valorizar as coisas boas e positivas (como por exemplo, as tarefas que mais gosta de desempenhar ou os colegas com quem tem uma boa relação). Lute por manter a sua criatividade ao mais alto nível, ajuda sempre.
4. Crie boas rotinas
O dia tem 24 horas e sendo que a maioria delas são passadas no trabalho e nunca sabe exatamente que tipo de dia vai ter, tente criar boas rotinas no resto do tempo. Não saia de casa sem tomar um bom pequeno-almoço, inclua exercício físico no seu dia-a-dia, comece a criar hobbies criativos. Acordar 10 minutos mais cedo para ter tempo de ler um pouco antes de sair para o trabalho, pode fazer a diferença.
5. Crie o seu próprio espaço
Tente tornar a sua área de trabalho mais agradável para si. Pequenos apontamentos que ajudem a personalizar o seu espaço, como uma planta no seu gabinete ou um porta-canetas ao seu gosto, um tapete para o rato, fotos da família e amigos… Tenha apenas atenção ao que é permitido pela empresa neste sentido.
6. Faça amigos
Temos de incluir esta “sugestão” na lista de dicas para ser feliz no trabalho. E não se trata só de ter um apoio de alguém que possa conhecê-lo a nível pessoal, dentro do escritório. Também se trata de entreajuda, de apoiar os colegas e receber o apoio deles em troca.
7. Reconheça o seu progresso
A fonte da nossa insatisfação no trabalho está muitas vezes em nós próprios. É importante reconhecer que estamos a fazer o nosso melhor, saber o valor das nossas capacidades e benefícios que trazemos para uma empresa. Afinal, foi contratado por uma razão! Comece o seu dia por organizá-lo, faça uma lista de tarefas e prioridades e congratule-se por ter completado alguma coisa, nem que seja apenas uma delas.
Veja também: