No local de trabalho, todas as dicas para ser proativo são bem-vindas. É isto que permite fazer as coisas acontecerem, ao invés de esperar que aconteçam. Significa ter capacidade para agir, tomando a iniciativa sempre que tal for necessário, normalmente antes de os problemas acontecerem. Já não ser proativo implica ficar à espera que sejam os outros a resolverem os problemas.
Ser proativo no trabalho é ainda ser capaz de planear, estar atento, e preparar as próximas tarefas, assim como ajudar os outros sempre que for necessário.
Se toda a gente que pertence a um grupo de trabalho for proativa, é praticamente certo que o fluxo de trabalho seja praticamente perfeito. Ora, esse fator, para uma empresa, é fundamental – a sua produtividade aumenta, e as relações profissionais ficam muito mais afinadas.
Ser proativo no trabalho significa que uma pessoa tem a capacidade de antecipar acontecimentos e de assumir o controlo de uma situação, além de se preparar para qualquer cenário com antecedência. Ser proativo no trabalho significa pensar no futuro, planear e preparar-se para o que vem pela frente. Significa agir hoje para tornar o amanhã melhor.
A importância de ser proativo
Dificilmente este é um assunto novo para a maioria dos trabalhadores – a questão da proatividade no trabalho é muitas vezes desde logo abordada nos primórdios da vida profissional de cada um. É muito vulgar perguntarem aos candidatos durante um processo de recrutamento se se considera uma pessoa proativa.
Por que é que será esta uma questão tão importante para o mercado laboral, e por que é que a sua importância não esmorece durante toda a vida profissional do trabalhador? Porque ser proativo é considerado por muitos empregadores como sendo uma característica chave para o sucesso do trabalhador.
Dicas para ser proativo no teletrabalho e no escritório
O desgaste causado pela pandemia, que veio dificultar a nossa vida em geral, é natural que muita gente esmoreça na sua capacidade de ser proativo, por isso aqui ficam as nossas dicas para ser proativo, quer no escritório, quer no teletrabalho.
Desenvolver o pensamento futuro
Ser proativo significa nunca perder o futuro de vista. Se se mantiver sempre focado nos objetivos futuros, é mais fácil conseguir manter-se proativo. E, mais importante, não deixar de acreditar nesses objetivos.
Dificilmente alguém será proativo se estiver pessimista e descrente em relação ao futuro, por isso, independentemente das dificuldades que poderão aparecer pelo caminho, é importante manter os seus objetivos vivos.
Ao pensarmos constantemente no futuro que desejamos, os nossos pensamentos vão criar a intenção de os concretizar.
Conheça pessoas que desempenham outras funções na sua empresa
Para ser proativo é importante ter vontade e curiosidade em conhecer o trabalho de outras pessoas que trabalham na sua empresa.
Dessa forma, terá consciência de que o trabalho de pessoas de diferentes áreas se complementam, e isso irá permitir identificar processos de trabalho, identificar riscos, pensar em novas estratégias, enfim, compreender melhor o alcance do nosso trabalho e o dos outros, de modo a alcançar maior produtividade na empresa como um todo.
Priorizar o que é importante
Tal significa ter imediatamente a noção de que muitas vezes já não é possível reverter certas situações que já aconteceram, e seguir imediatamente em frente, dando prioridade ao que é importante salvar e aprender com o que correu mal para que no futuro se possa fazer melhor.
Fazer conjeturas de cenários e testá-las
Se for proativo, não vai ficar à espera de saber o que acontece – simule a aplicação das suas ideias para comprovar as dúvidas que possam ter, e assim poderem responder de forma estratégica a possíveis mudanças ou acontecimentos. Teste as suas ideias, e discuta-as com outras pessoas, nem que seja só para colocar os pensamentos em circulação.
Aprender a dar o primeiro passo
Por vezes, temos as ideias todas na nossa cabeça perfiladas para serem colocadas em prática no tempo certo, mas por alguma razão hesitamos e perdemos a iniciativa. Mas isso é algo que se pode exercitar, e para isso nada melhor do que simplesmente fazer um esforço para o conseguir.
Se durante uma reunião tiver dificuldade em impor-se, especialmente quando do outro lado estão várias pessoas a discutir, levante a mão. Assim os outros perceberão que quer expor uma ideia.
Focar-se em fazer progressos e não apenas em obter resultados
Quando nos focamos apenas nos resultados, se eles não forem alcançados a nossa inclinação natural é para darmos voz à desilusão, ficar desmotivados, e desistirmos.
O trabalhador proativo não desistirá das suas ideias, pois está focado em progredir, em ser cada vez melhor, e não em obter resultados imediatos.
Manter a serenidade
Se reparar, as pessoas proativas não andam em correrias. Conduzir o seu trabalho de forma calma e racional é uma parte importante de ser proativo no trabalho. Quando ocorrem mudanças inesperadas, os trabalhadores proativos usam a lógica para enfrentar esses desafios com calma.