É daqueles objetos que muitos acreditam não ter segredo – mas não são poucos aqueles que são apanhados por surpresas devido à má utilização deste aparelho. Será que existem dicas para usar o microondas que, de facto, todos devemos conhecer? Apostamos que sim e, por isso mesmo, listamos todas para si.
O microondas é um daqueles eletrodomésticos que se encontra em qualquer cozinha e que veio simplificar o nosso dia-a-dia. No entanto, há cuidados a ter e boas práticas a cumprir para evitar acidentes.
Nesse sentido, saber usar o microondas da forma mais eficaz e eficiente há regras a cumprir.
Além disso, não é só a utilidade do equipamento que está em causa, mas também a sua saúde, porque um equipamento defeituoso ou mal limpo ou sem manutenção, poderá ser prejudicial a quem o usa.
Manual de instruções
Antes antes de usar o microondas é fundamental que leia o manual de instruções. É verdade que não é a tarefa mais agradável do mundo ler esses livrinhos, mas também é verdade que é lá que encontra todas as informações sobre o aparelho e até dicas de como o utilizar sem erros. E lembre-se: afinal não são tantas páginas quanto isso e pode evitar muitos acidentes domésticos graves.
Objetos de metal
Nunca deve usar objetos de metal nunca podem ser colocados no microondas, pelo bem do aparelho e da sua saúde. As peças de metal funcionam como uma antena, vão gerar corrente elétrica e provocar faíscas. Vale para qualquer objeto de metal, incluindo o papel de alumínio e loiça com decorações metálicas.
Aquecimento de líquidos
Uma das dicas para usar microondas que não deve esquecer: nunca aqueça líquidos no microondas sem colocar no interior do recipiente uma colher de madeira ou de plástico (adequado para microondas).
Isto vai impedir que o líquido possa explodir e saltar do recipiente ao ser movido bruscamente ou ao entrar em contacto com outro elemento como um pacote de chá, café ou açúcar.
Utilize sempre material adequado
Muitíssimo importante: coloque apenas recipientes de material refratário e rasos no microondas. Alguns recipientes de plástico podem ir ao microondas mas utilize-os apenas se a embalagem o indicar. Caso contrário, podem deformar, derreter e libertar toxinas nocivas para os alimentos.
Atenção aos ovos
Sabia que tal como os líquidos, também os ovos podem explodir dentro do microondas? Anote mais uma das dicas para usar microondas sem falhas: nunca leve os ovos ao microondas com a casca. E mesmo sem casca, tanto a clara quanto a gema devem ser perfuradas. O mesmo vale para salsichas, alheiras, chouriços e outros alimentos com “pele”.
Tenha atenção ao tempo
Se vai usar o microondas durante muito tempo, evite colocar recipientes de plástico mesmo que sejam indicados para o aparelho. Para derreter chocolate, preparar caldas ou cozinhar no microondas prefira sempre recipientes refratários.
Tempo de descanso
Como bem sabe, os alimentos devem descansar depois de retirados do forno para terminarem a sua cozedura. E quando usa o forno pode fazê-lo desligando o aparelho mas mantendo o prato lá dentro e aproveitando o calor residual. No caso do microondas, não existe essa possibilidade. No entanto deve na mesma respeitar este tempo de descanso e privilegiar uma zona da cozinha mais quentinha para que não resseque ou endureça o prato.
Recipiente fechados
Nunca coloque garrafas ou caixas fechadas ou seladas no microondas! Isto porque quando a pressão aumenta, os recipientes podem explodir e causar um grave acidente. É por isso que os recipientes próprios para microondas têm uma abertura.
Evite recipiente quadrado
Pode parecer estranho, mas é uma das muito importantes dicas para usar microondas sem erros: evite usar recipientes quadrados. E porquê? Porque nos recipientes quadrados, os cantos tendem a receber mais energia e os alimentos não cozinham ou aquecem de forma uniforme. Sempre que retirar um recipiente do microondas, mexa os alimentos para distribuir o calor de modo mais uniforme.
Utilize sempre uma tampa
Deve sempre utilizar uma tampa própria para cobrir os alimentos e por várias razões. Primeiro, porque evita sujar o microondas e poupa na limpeza, segundo, porque evita que a comida entre em contacto com o microondas e, finalmente, porque os alimentos cozinham mais rapidamente.
Limpeza sempre em dia
É muito importante que mantenha a higiene e limpeza deste aparelho que tem um uso tão intensivo. Pense bem: num espaço tão pequeno, que contacta com tanta comida diariamente, a quantidade de bactérias e sujidade que se acumula pode ser muita, certo? Para a sua limpeza pode usar uma mistura de água e vinagre com a ajuda de papel de cozinha.
Observe se a porta fecha de forma adequada
Esta questão pode ser muito importante sobretudo no prolongamento do tempo de vida do aparelho: verifique com regularidade se a rede adesivada da porta está danificada, com rachaduras, ferrugem ou outros sinais de degradação. Se necessário, informe-se do custo de substituição da borracha para garantir que o microondas funciona em todo o seu potencial.
Ajuste a potência
Ajuste a potência do seu aparelho consoante o que for lá aquecer ou cozinhar. Diminua a potência no caso de cozinhar pouca quantidade; utilize metade da potência se for aquecer algo mais líquido ou um alimento bem espesso e utilize potências mais altas para algo que já esteja cozido.
Reciclagem e descarte
Outra das dicas a ter em conta é também saber dizer adeus a estes aparelhos quando já não estão em condições de trabalharem diariamente. Caso não tenha conserto, deve encaminhá-lo para a reciclagem específica de eletrodomésticos. Se ainda funcionar, pode sempre doá-lo a instituições de caridade que precisem deste tipo de equipamento.