O que é necessário saber e fazer para poder vender no eBay? A plataforma, que começou por ser um site de leilões, é hoje um gigante de e-commerce no segmento B2C, com mais de mil milhões de referências. É, por isso, uma oportunidade para iniciar ou reforçar a internacionalização da sua empresa.
Bastam alguns passos para aceder a um dos maiores marketplaces do mundo e entrar num mercado com milhões de consumidores.
Para começar é necessário criar uma conta, preencher um formulário e fornecer os dados pedidos. Os vendedores têm de registar-se no sistema de pagamento da plataforma (o Payoneer). Será através dele que recebem pelas vendas, sendo o valor posteriormente creditado na conta bancária.
Além de funcionalidades gratuitas que estão disponíveis para os vendedores particulares (e que são muito úteis para definir a sua estratégia de vendas), as contas corporativas permitem tirar partido de ferramentas de marketing. É o caso do Terapeak: ao aceder a dados reais de milhões de transações do eBay, consegue analisar o mercado e identificar tendências que ajudam a aumentar as vendas.
A possibilidade de, mediante um pagamento adicional, poder ter a sua própria loja online na plataforma é outra vantagem a ter em conta.
Vender no eBay tem custos, incluindo um fee mensal e uma taxa pela publicação de anúncios. Como é comum nos marketplaces, os comerciantes pagam uma comissão sobre as vendas efetuadas.
O site Portugal Exporta resumiu as informações mais importantes sobre a plataforma e as algumas dicas para vender no eBay e levar a sua marca para novos mercados.