Share the post "Quer pintar a casa? 11 dicas simples para ajudar na tarefa"
Quer pintar a casa? Reunimos 15 dicas dadas por profissionais e temos a certeza que lhe vão ser da máxima utilidade.
Para quem acha que pintar a casa não tem quaisquer segredos, desengane-se. Trata-se de uma verdadeira arte e, por isso, se quer um trabalho bem feito e um resultado final digno de cinco estrelas, deve conhecer algumas técnicas e truques.
São conselhos que vão ajudar a lidar com o processo de forma mais simples, prática e, claro, descomplicada.
Então, tome nota e coloque em prática estas dicas dos profissionais para pintar a casa, na hora de pegar no balde e no pincel.
11 dicas para pintar a casa: simples, práticas e úteis
Tudo pronto para meter mãos ao trabalho. Aqui vão então as nossas dicas para um trabalho de qualidade superior.
Misture as tintas, antes de pintar
Misture num recipiente a tinta de que vai precisar para fazer a pintura. Isto porque, mesmo tintas da mesma cor, se forem de lotes diferentes, podem gerar ligeiras variantes de tonalidade.
Portanto, o ideal é fundi-las antes de as aplicar na superfície.
Forre com cartão
Cubra o chão com cartão. É o material ideal, pois é barato e absorve a tinta, fazendo com que ela seque mais rapidamente.
Atente no tempo de secagem
O tempo de secagem varia consoante o clima. Se estiver muito húmido, a tinta terá maior dificuldade em secar, enquanto que com tempo muito seco ou quente, a tinta pode não espalhar convenientemente e deixar manchas na superfície.
Evite sempre pintar em dias com humidade inferior a 10%.
Lave bem antes de pintar
Limpe a parede com água e detergente e, no caso de manchas de humidade, aplique lixívia. Riscos de caneta saem com álcool ou, em último caso, lixando.
Isole o rodapé
Limpe o pó e, com a ajuda de uma régua, aplique fita adesiva no rodapé. Pinte a parede do centro até baixo, de formo ao pincel não chegar tão húmido à fita e ao rodapé.
Proteja as dobradiças
Se também vai pintar as portas, tenha cuidado para não encher de tinta as dobradiças. Tal, além de inestético, dificulta posteriormente a abertura e o fecho das portas.
A nossa dica é que, antes de pintar, aplique um pouco de vaselina líquida. Elas vão ficar oleosas, impedindo assim que a tinta agarre.
Tape as maçanetas
Assim como as dobradiças, também as maçanetas da porta devem ser protegidas da tinta. Neste caso, a sugestão é que as embrulhe em papel de alumínio. Não falha!
Raspe os vidros das janelas
Os vidros das janelas não podem ser isolados por isso, ao pintar, passe sempre o rolo na direção oposta à da janela. Se mesmo assim, caírem algumas gotas de tinta nos vidros, só tem de passar uma espátula, de preferência de plástico, e retirar, assim, a tinta já seca.
Utilize o pincel para os pormenores
O rolo é o indicado para superfícies amplas, mas não tão eficaz em detalhes como os cantos. Por essa razão, as zonas que o rolo não alcança, devem ser pintadas recorrendo a um pincel.
Siga o passo a passo
Comece por passar o pincel nos limites da parede. Ainda antes de secar, preencha a área de parede restante com o rolo.
Aguarde três horas e repita a aplicação. A segunda demão irá eliminar as diferenças entre o que foi pintado a pincel e o que foi passado a rolo.
Mantenha a lata limpa
Acha impossível manter a lata de tinta limpa? Olhe que não é. Coloque um elástico a toda à volta da lata e use esse elástico para passar o pincel embebido na tinta.
Criar efeitos especiais enquanto pinta
Depois das dicas de como fazer, então, por que não arrojar um bocadinho na pintura? Temos algumas sugestões fáceis de fazer.
Dê um efeito único à sua pintura
Pinte uma camada mais clara com o rolo e deixe secar. Depois pegue num pedaço de pano, molhe na tinta, torça e bata com ele na superfície. Conseguirá um efeito manchado deslumbrante.
Crie o efeito triângulo
Pinte a parede de branco e deixe secar bem. Depois coloque fita na parede, formando vários triângulos. Agora, pinte alguns noutro tom e deixe secar. Finalmente, pinte outros triângulos ainda com um terceiro tom e espere que seque. Retire as fitas et voilà!
Crie o efeito escova
Depois de dar a segunda de mão de tinta, e antes desta secar, passe uma escova ou vassoura no sentido que quiser (vertical, horizontal ou diagonal). Vai adorar o resultado final!
Anote num papel estas preciosas dicas dos profissionais para pintar a casa e guarde-as bem. Quem sabe na próxima renovação de sua casa, lhe sejam da máxima utilidade quando quiser refrescar as paredes de sua casa, com novas cores e tons.