Teresa Campos
Teresa Campos
30 Jul, 2024 - 16:00

Quer pintar a casa? 11 dicas simples para ajudar na tarefa

Teresa Campos

Se já há algum tempo que pensa em pintar a casa, esta pode ser a altura certa. Para o ajudar nesta tarefa, temos 11 dicas super simples.

pintar a casa

Quer pintar a casa? Reunimos 15 dicas dadas por profissionais e temos a certeza que lhe vão ser da máxima utilidade.

Para quem acha que pintar a casa não tem quaisquer segredos, desengane-se. Trata-se de uma verdadeira arte e, por isso, se quer um trabalho bem feito e um resultado final digno de cinco estrelas, deve conhecer algumas técnicas e truques.

São conselhos que vão ajudar a lidar com o processo de forma mais simples, prática e, claro, descomplicada.

Então, tome nota e coloque em prática estas dicas dos profissionais para pintar a casa, na hora de pegar no balde e no pincel.

11 dicas para pintar a casa: simples, práticas e úteis

Tudo pronto para meter mãos ao trabalho. Aqui vão então as nossas dicas para um trabalho de qualidade superior.

1

Misture as tintas, antes de pintar

Misture num recipiente a tinta de que vai precisar para fazer a pintura. Isto porque, mesmo tintas da mesma cor, se forem de lotes diferentes, podem gerar ligeiras variantes de tonalidade.

Portanto, o ideal é fundi-las antes de as aplicar na superfície.

2

Forre com cartão

Cubra o chão com cartão. É o material ideal, pois é barato e absorve a tinta, fazendo com que ela seque mais rapidamente.

3

Atente no tempo de secagem

O tempo de secagem varia consoante o clima. Se estiver muito húmido, a tinta terá maior dificuldade em secar, enquanto que com tempo muito seco ou quente, a tinta pode não espalhar convenientemente e deixar manchas na superfície.

Evite sempre pintar em dias com humidade inferior a 10%.

4

Lave bem antes de pintar

Limpe a parede com água e detergente e, no caso de manchas de humidade, aplique lixívia. Riscos de caneta saem com álcool ou, em último caso, lixando.

5

Isole o rodapé

Limpe o pó e, com a ajuda de uma régua, aplique fita adesiva no rodapé. Pinte a parede do centro até baixo, de formo ao pincel não chegar tão húmido à fita e ao rodapé.

casa a ser pintada
6

Proteja as dobradiças

Se também vai pintar as portas, tenha cuidado para não encher de tinta as dobradiças. Tal, além de inestético, dificulta posteriormente a abertura e o fecho das portas.

A nossa dica é que, antes de pintar, aplique um pouco de vaselina líquida. Elas vão ficar oleosas, impedindo assim que a tinta agarre.

7

Tape as maçanetas

Assim como as dobradiças, também as maçanetas da porta devem ser protegidas da tinta. Neste caso, a sugestão é que as embrulhe em papel de alumínio. Não falha!

8

Raspe os vidros das janelas

Os vidros das janelas não podem ser isolados por isso, ao pintar, passe sempre o rolo na direção oposta à da janela. Se mesmo assim, caírem algumas gotas de tinta nos vidros, só tem de passar uma espátula, de preferência de plástico, e retirar, assim, a tinta já seca.

9

Utilize o pincel para os pormenores

O rolo é o indicado para superfícies amplas, mas não tão eficaz em detalhes como os cantos. Por essa razão, as zonas que o rolo não alcança, devem ser pintadas recorrendo a um pincel.

10

Siga o passo a passo

Comece por passar o pincel nos limites da parede. Ainda antes de secar, preencha a área de parede restante com o rolo.

Aguarde três horas e repita a aplicação. A segunda demão irá eliminar as diferenças entre o que foi pintado a pincel e o que foi passado a rolo.

11

Mantenha a lata limpa

Acha impossível manter a lata de tinta limpa? Olhe que não é. Coloque um elástico a toda à volta da lata e use esse elástico para passar o pincel embebido na tinta.

Criar efeitos especiais enquanto pinta

Depois das dicas de como fazer, então, por que não arrojar um bocadinho na pintura? Temos algumas sugestões fáceis de fazer.

1

Dê um efeito único à sua pintura

Pinte uma camada mais clara com o rolo e deixe secar. Depois pegue num pedaço de pano, molhe na tinta, torça e bata com ele na superfície. Conseguirá um efeito manchado deslumbrante.

2

Crie o efeito triângulo

Pinte a parede de branco e deixe secar bem. Depois coloque fita na parede, formando vários triângulos. Agora, pinte alguns noutro tom e deixe secar. Finalmente, pinte outros triângulos ainda com um terceiro tom e espere que seque. Retire as fitas et voilà!

3

Crie o efeito escova

Depois de dar a segunda de mão de tinta, e antes desta secar, passe uma escova ou vassoura no sentido que quiser (vertical, horizontal ou diagonal). Vai adorar o resultado final!

Anote num papel estas preciosas dicas dos profissionais para pintar a casa e guarde-as bem. Quem sabe na próxima renovação de sua casa, lhe sejam da máxima utilidade quando quiser refrescar as paredes de sua casa, com novas cores e tons.

Veja também