Quando se fala em planear a reforma, o mote será sempre quanto mais cedo, melhor. O objetivo principal deste planeamento visa assegurar a sua estabilidade financeira no futuro.
Atualmente, em Portugal, a pensão de velhice ainda não permite uma vida confortável a todos. Por isso, o nosso conselho a todos os jovens adultos é que comecem a preparar a reforma o quanto antes. E como o podem fazer?
Planear a reforma: dicas para assegurar financeiramente o seu futuro
Defina quando se quer reformar
Apesar de a lei portuguesa definir a idade legal da reforma, se tiver uma poupança considerável poderá contemplar uma reforma antecipada. Todavia, deve ter em mente que se vier para casa mais cedo do que o expectável, o valor da sua reforma vai ser diminuído.
Apesar disso, muitos de nós conhecemos casos de pensionistas que precisam de continuar a trabalhar para manter um nível de vida digno e confortável. Com certeza, que não quererá estar nessa situação, portanto defina uma meta para planear a reforma e foque-se para a conquistar.
Trace objetivos financeiros
No seguimento do ponto anterior, defina de que forma quer viver a sua reforma. Mas mais importante do que tudo isso, analise quais os gastos atuais e quais os que podem perdurar no tempo e contabilize esses custos com o rendimento que está previsto ganhar na sua reforma.
Depois disso, defina qual o rendimento extra que necessita para juntar à sua reforma de forma a cumprir os seus objetivos, manter a sua segurança financeira e o seu estilo de vida.
Claro está que quanto mais poupar, mais seguro ficará. Mas deve ter em conta a percentagem que consegue poupar todos os meses.
Torne a sua poupança automática
O melhor conselho que lhe podemos dar hoje é que torne o processo de poupança automático. Para isso, pode definir junto do seu banco a transferência automática de um determinado montante para uma conta independente da sua conta à ordem. Esta transferência deve acontecer mensalmente e perto do dia em que recebe o seu salário, de forma a garantir que tem dinheiro disponível para poupança.
Que soluções existem no mercado para planear a reforma?
Existem algumas soluções que lhe permitem ir juntando um pé de meia que, no futuro, sirva como complemento de reforma, nomeadamente:
- Seguros PPR;
- Fundos de Poupança Reforma (FPR);
- Regime Público de Capitalização (PPR do Estado);
- Fundos de investimento;
- ETF.
Aconselhamo-lo, contudo, a diversificar a sua carteira de investimentos com produtos que de certa forma também diversifiquem o risco. Na verdade, quanto maior for o tempo até à idade da reforma, maior poderá ser a capacidade de assumir riscos com produtos de alta volatilidade.
É hoje que vai começar a planear a reforma? Invista no seu futuro!