Share the post "Cuidados de beleza sem gastar muito dinheiro? Siga as dicas"
Quer manter ou adotar uma rotina de cuidados de beleza sem gastar muito dinheiro com o processo? Este artigo reúne dicas para si.
Os produtos que escolhe para cuidar da pele e do cabelo são, por norma, dispendiosos? Então, talvez, estejam a representar um gasto significativo no orçamento familiar – especialmente numa altura de crise.
Já parou para pensar que, muitas vezes, é possível encontrar alternativas baratas e igualmente eficientes? Sabia que há muita coisa na nossa cozinha, casa de banho e natureza que dão excelentes cosméticos?
O importante, antes de descobrir as nossas dicas, é que mantenha o foco no objetivo – que é tratar bem da pele e do cabelo. Ou seja, nada de se perder de amores por embalagens bonitas e apelativas.
E, agora, vamos aos segredos de quem cuida de si, mas não gasta muito dinheiro?
Como adotar cuidados de beleza sem gastar muito
Para poupar em cuidados de beleza conheça 3 dicas fundamentais. As orientações são da especialista em economia doméstica e autora do livro “ABC da Poupança”, Ana Bravo.
- Óleo de amêndoas doces e óleo de coco podem ser usados como hidratantes de corpo, cabelo e rosto e se quiser dar-lhe um toque especial junte-lhe umas gotas de um óleo essencial.
- Faça uma exfoliação suave humedecendo bicarbonato de sódio com água, água de rosas, ou mesmo um óleo (amêndoas ou coco) se pretender exfoliar e hidratar simultaneamente.
- Aproveite a praia e faça junto ao mar uma exfoliação corporal com areia húmida;
- Em praias com argila aproveite para fazer máscaras de rosto e corpo, coloque-se ao sol e deixe secar. Depois com suaves movimentos circulares vá retirando a argila seca fazendo uma pequena esfoliação. Retire no mar.
- Farinha granulada e leite faz um exfoliante que pode também ser deixado no rosto como máscara e deixa-a com a pele rejuvenescida.
- Açúcar mascavado e gel de banho dão também um excelente esfoliante corporal, ou ainda sal marinho e gel de banho.
- Adquira um creme para bebés de marca branca e enriqueça-o com óleo de côco ou de amêndoas doces.
- Hoje em dia, já é habitual termos e produzirmos kombucha. Sabia que a scoby da kombucha, aquela espécie de “alga” é excelente para reduzir as manchas da pele causadas pela idade e exposição solar?
- Para pontos negros, espinhas, borbulhas e herpes, nada melhor que óleo de árvore de chá, o famoso tea tree oil, opera maravilhas por ser um excelente antimicótico. Pela mesma razão é o melhor remédio para os fungos de unhas.
- Como desmaquilhante não há nada melhor que água e sabão, mas pode usar também vaselina, tem baixo custo e é muito eficiente.
O segredo para branquear dentes está na sua cozinha, nesta receita a usar de quatro em quatro meses: faça uma pasta com três morangos e uma colher de chá de fermento em pó ou bicarbonato de sódio. “Pinte” os dentes com ela e deixe repousar 5 minutos.
- O cabelo necessita de proteína pelo que máscaras capilares à base de ovo e azeite; banana e mel, são exemplos de máscaras altamente nutritivas para o seu cabelo;
- Depois da lavagem borrife o seu cabelo com vinagre de sidra e deixe secar. Não, não fica a cheirar a vinagre e, em contrapartida, deixa o cabelo brilhante e fecha as pontas.
Além destas dicas para poupar em cuidados de beleza, Ana Bravo recorda ainda que a principal dica de beleza é manter-se saudável.
Isto é, “manter uma alimentação saudável, beber pelo menos 1,5 litro de água, fazer exercício físico diariamente, ter um sono suficiente e equilibrado, relações pessoais saudáveis, bons sentimentos, ser otimista e grato.
É que de facto, cumprindo com isto, tudo em si brilha e a beleza aparece”, conclui. Como pode constatar, é muito fácil manter os cuidados de beleza sem gastar muito dinheiro.