Há segredos de cozinha que são passados de geração em geração, ultrapassando as barreiras do tempo e ficando gravados na história dos verdadeiros apaixonados pela arte da culinária.
Quer descobrir quais são as famosas técnicas que lhe vão facilitar a vida na cozinha? Então, tome nota e descubra como preservar e preparar os seus ingredientes e alimentos favoritos.
21 segredos de cozinha que lhe vão ser úteis
Manteiga sem “ranço”
Se quer livrar-se facilmente do “ranço”, cubra a manteiga com a seguinte mistura: água fria e uma colher de bicarbonato de sódio. Depois de 15 minutos, lave-a bem em duas águas.
Sabe ver se o peixe é fresco?
Tome nota e não esqueça: o peixe fresco tem as guelras vermelhas, os olhos brilhantes e a carne bem rija.
Aprenda a conservar o pão
Na altura de comprar pão, escolha o que estiver melhor cozido, guarde-o num saco de tecido, num local seco e experimente colocá-lo perto de um talo de aipo ou com uma batata crua e com casca bem lavada e seca.
O forno está quente demais?
Para ter a certeza de que o forno está bastante aquecido, coloque uma caçarola com água fria lá dentro.
Sumo de limão a dobrar
Antes de espremer o limão, mergulhe-o num recipiente com água quente durante, aproximadamente, 15 minutos. Para extrair o máximo sumo possível, pode batê-lo levemente na banca da cozinha.
Sabe como conservar limão?
Para conservar por mais tempo, guarde o limão num recipiente de vidro bem fechado.
Conservar o abacate já descascado
Pincele o abacate com sumo de limão e a fruta não ficará preta.
Limpar bem as claras dos ovos
Quer saber como limpar os pequenos fragmentos de gema que teimam em cair nas claras? É simples: utilize a própria casca do ovo. Basta aproximar os pedaços de casca e os fragmentos de gema vão ser atraídos para dentro delas.
Separar (sem dramas) a clara da gema
Não sabe como separar a gema do ovo, sem rebentar? Basta quebrar a casca e deixar o conteúdo escorrer sobre os dedos – que devem estar entreabertos. Assim, de forma simples, a gema fica na palma da mão e a clara cai.
Não sabe se os ovos estão estragados?
Coloque o ovo num copo com água e um pouco de sal. Se o ovo vier à tona, deite-o ao lixo, pois está estragado.
Como preparar os ovos para as suas receitas
Sabia que, um pouco antes de utilizar, deve retirar os ovos do frigorífico? Este pequeno passo pode alterar o resultado das suas receitas. As claras em castelo, por exemplo, podem não ficar tão firmes se o ovo estiver muito fresco.
Reaproveitar a maionese talhada
A maionese talhou? Faça o seu próprio molho a partir daí: retire a maionese do copo, coloque lá dentro um ovo, vinagre e sal, e acrescente a maionese talhada aos poucos. Misture bem e verá que a consistência é a desejada.
Evite que os espetos das espetadas fiquem queimados
Para que os espetos de madeira/ bambu não queimem ao preparar o churrasco, deixe-os de molho em água até que fiquem bem húmidos.
O ananás está maduro?
Se quer saber se o ananás está maduro, retire uma “pétala” do centro da coroa – se for fácil, pode descascar e fazer bom proveito.
Legumes já cozidos ainda mais verdes
Antes de cozer os legumes, adicione uma colher (de chá) de açúcar à água. No caso dos espinafres, depois de cozidos, mergulhe-os em água fria.
Dê ainda mais cor à beterraba
Para deixar a sua beterraba cozida com uma cor incrível, junte 3 colheres (de sopa) de vinagre à água. Simples e eficaz.
Aprenda a conservar as folhas de alface
Guarde as folhas de alface dentro de um saco de plástica bem fechado, no frigorífico. Esta técnica vai garantir que duram até 5 dias. Outra dica importante é não lavá-las antes de guardar, mas sim apenas na altura de cozinhar.
Salsa fresca durante todo o ano
Corte a salsa muito finamente e guarde-a numa taça de plástico dentro do congelador.
Quer congelar bacalhau?
Antes de mais, o bacalhau deve ser dessalgado. Para congelar, seque o peixe com um pano limpo, pincele toda a sua superfície com um bom azeite e guarde-o no congelador – num recipiente a vácuo ou muito bem fechado. Descongele o bacalhau normalmente.
Aprenda a desenformar o seu pudim
Para desenformar o pudim e evitar dramas, passe água fria pela forma antes mesmo de lhe juntar o preparado. Deixe que o pudim esteja completamente arrefecido.
O truque que assegura a cozedura do bolo
O truque que encerra a nossa lista de dicas e truques de cozinha é já um velho conhecido: espete um palito na massa e, se não sair sujo, o seu bolo está bem cozido e pronto para sair do forno.