Com estas dicas para trocar Windows por Mac, a migração para o sistema operativo da Apple vai ser bem mais fácil. Mas, em primeiro lugar, temos de perceber se vale mesmo a pena. Porque é que quer deixar o Windows e abraçar o Mac? Acha que vale a pena? Quer saber alguns prós e contras? Nós explicamos tudo antes de dizer como o pode fazer.
Porquê trocar?
As razões podem ser várias e arriscamo-nos a entrar em áreas bastante ambíguas, não é por acaso que a “guerra” entre fãs da Microsoft e fãs da Apple existe e está para durar.
Mas podemos ousar reunir vários dos argumentos utilizados para lhe explicar porque deve trocar, certo? Então fique ciente de que os portáteis e os computadores fixos da Apple têm fama de ser mais elegantes e de serem donos de um design bastante atrativo. Para além disso, também são bastante leves e possuem uma bateria que dura bastante tempo. Por último, o sistema operativo é bastante fiável, bem desenhado e fácil de utilizar.
Então, como migrar?
Em primeiro lugar, pode utilizar o Assistente de Migração para Windows. Esta “pequena” ajuda criada pela Apple ajuda-o a transferir várias informações do seu antigo Windows para o seu novo Mac. Informações como contactos, calendários, contas de e-mail… E como a Apple gosta de lhe facilitar bastante a vida, pode já ficar à espera que as informações transferidas vão parar diretamente às aplicações apropriadas.
Não se esqueça, contudo, de ligar o seu computador Windows e o seu novo Mac na mesma rede. De preferência, através de cabos ethernet para que a transferência se realize de forma mais rápida. Caso não possua nenhum, a rede sem-fios também serve.
Caso possua mais alguma dúvida, a Apple oferece-lhe um manual que o pode guiar passo a passo neste processo e ao qual pode aceder por aqui.
Mas há mais…
Mover vários ficheiros de Windows para Mac é bastante mais fácil do que parece. Se tiver, por exemplo, vários ficheiros do Microsoft Office, como ficheiro de Word, Excel, Powerpoint, entre outros, pode descarregar o Microsoft Office para Mac e consegue ter acesso aos mesmos. Ou não sabia que a Microsoft também produzia software compatível com Mac? Tal como a Apple faz para o Windows, como é óbvio.
Claro que a migração pode ser feita de forma manual, porém, isto pode dar-lhe muito trabalho… Infelizmente, há muitos ficheiros que terão de ser transferidos por si. E deve fazê-lo através de um disco externo, de uma pen usb ou através da sua rede doméstica. Mas faça-o de forma organizada, isto é:
- Fotografias e imagens para a pasta Imagens (Mac);
- Vídeos para a pasta Filmes (Mac);
- Exporte os contactos do PC em vCards e importe-os para Contactos (Mac);
- Música e ficheiros de áudio para a pasta Música (Mac);
- (…)
É mais fácil do que possa pensar e a Apple oferece tudo o que precisa. Preparado?
Veja também: