Cada vez surgem mais regimes alimentares e métodos para emagrecer. Mas nem todas essas soluções milagrosas são boas opções para a sua saúde. É importante ter um acompanhamento especializado, como o de um nutricionista.
Mas uma coisa já sabemos: a proteína é fundamental para o desenvolvimento do nosso corpo. Por isso, explicamos-lhe tudo sobre a dieta de proteína na perda de peso.
Em que consiste a dieta de proteína na perda de peso?
O consumo de proteína resulta em algumas reações benéficas para quem quer perder peso, como a aceleração do metabolismo.
Passemos, então, a explicar que outras reações a proteína provoca no nosso corpo e que fazem da dieta de proteína na perda de peso uma boa opção.
Sensação de saciedade
A proteína ajuda-nos a sentir cheios, por isso incluir proteína nas refeições e lanches ajuda-nos a comer menos. Há quem coma, por exemplo, um ovo a meio da manhã, o que ajuda a chegar à hora do almoço sem voltar a ter fome.
Desenvolvimento dos músculos
A proteína desenvolve e mantém a massa muscular. Os músculos são sinal de que temos força para desempenhar as tarefas diárias e também nos dão uma silhueta mais elegante.
Alimento importante
A proteína traz vários benefícios ao nosso corpo. E alimentos ricos em proteína diferentes entre si trazem benefícios distintos. Por exemplo, para além da proteína, o atum tem gordura boa, que também é importante.
Compor um prato com uma boa quantidade de proteína também ajuda a evitar outros alimentos menos saudáveis.
Queima calorias
Como o corpo tem de se esforçar mais para digerir a proteína, acabamos por queimar mais calorias. Os cientistas chamam a este processo o efeito térmico dos alimentos. Mas esse extra de calorias queimadas não é o suficiente para, por si só, compor uma dieta.
Quanta proteína?
Qualquer dieta deve ser equilibrada, tanto na quantidade de proteína, como de hidratos de carbono e gorduras saudáveis. Assim, para por em prática a dieta de proteína na perda de peso, um adulto saudável deve ingerir diariamente 0,83g por cada um dos quilos que pese. Por exemplo, se o seu peso for 68kg, devia consumir diariamente 54g de proteína por dia.
Se faz exercício para perder peso – coisa que devia fazer, mesmo que não tenha este objetivo –, vai querer comer mais proteína. A Academia de Nutrição, Dietética e Dietistas do Canadá aconselha o consumo entre 1,2g a 1,7g de proteína por quilo corporal, por dia, àqueles que pratiquem exercício.
Há outra forma de medir a quantidade de proteína a ingerir. Especialistas em nutrição indicam que do total de calorias, entre 10% a 35% devem ser proteína. Várias apps ajudam a fazer este cálculo rapidamente, assim como controlar o exercício que faça para complementar o seu plano. Seguem algumas sugestões para que siga à risca a sua dieta de proteína na perda de peso:
- MyFitnessPal
- Lose It
- Sports Tracker
- Livestrong
- Fit Bit
- The Daily Tracker
- Runtastic Pro
- Spark People
- SELF Nutrition Data
Será a dieta mais indicada para si?
Fazer uma dieta de proteína na perda de peso implica que 20% da sua alimentação seja à base de proteína. Isso significa que irá comer menos hidratos de carbono. E para algumas pessoas é difícil comer menos fruta, pão e massa, acabando por desistir da dieta de proteína na perda de peso.
Assim sendo, pense bem nas cedências que terá de fazer e na sua capacidade de resistir e de se manter fiel ao plano. Se esta dieta for mais difícil para si, pesquise outras que se adaptem melhor aos seus hábitos para que consiga atingir os seus objetivos.
Veja também: