Se já tentou de tudo – e bem sabemos que técnicas para perder peso é o que não falta – e os quilos a mais teimam em não desaparecer à velocidade desejada, então, talvez tenha de mudar de tática. Está na hora de ficar a saber tudo sobre a famosa dieta da sopa para, finalmente, atingir os seus objetivos.
De certeza que sempre ouviu dizer que deve incluir a sopa no seu dia-a-dia, porque os benefícios são mais do que muitos, certo? Nesta dieta, contudo, para além dos benefícios, vai ter também a possibilidade perder peso rapidamente, podendo mesmo ver-se livre de 4 quilos numa semana.
O que é a dieta da sopa?
A dieta da sopa é uma boa opção para desintoxicar o organismo e, acima de tudo, emagrecer rapidamente. Contudo, este regime alimentar não deve prolongar-se por mais do que 7 dias, uma vez que os pratos consistentes e pesados do almoço e do jantar serão substituídos por sopa.
Após este período de uma semana, é importante que mantenha uma alimentação saudável para não aniquilar os resultados obtidos.
Em suma, os seus almoços e jantares consistirão em tigelas de sopa. No fundo, vai diminuir o consumo de proteína e aumentar a ingestão de verduras, às quais pode juntar peças de fruta. Claro está que a redução das calorias resultará na perda de peso.
Importa referir que, caso queira repetir o plano, deve fazer uma pausa de, pelo menos, 5 dias. Só após esse tempo poderá retomar a dieta da sopa.
Como funciona a dieta da sopa?

A sopa deve seguir uma receita específica para garantir que obtém os resultados desejados e previstos. Assim, deve utilizar os seguintes ingredientes.
Ingredientes:
- 1 repolho;
- 2 cenouras;
- 8 tomates;
- 6 cebolas;
- 1 aipo;
- 2 pimentos verdes ou vermelhos;
- 2 nabos;
- 2 dentes de alho;
- Louro;
- Sal;
- Pimenta moída.
Etapas da dieta:
1º dia: deve comer sopa e fruta – exceto banana;
2º dia: a par da sopa pode comer vegetais, mas deve excluir a fruta;
3º dia: à sopa pode juntar o consumo de vegetais e frutas sem restrições;
4ª dia: para além da sopa, no 4º dia tem liberdade para beber leite e comer bananas;
5º dia: neste dia deve comer a sua sopa mas pode alimentar-se também com uma salada de tomate e carne branca ou carne de vaca (sem exageros);
6º dia: à sua sopa pode juntar legumes cozidos, por exemplo, e carne de vaca – deve evitar batatas;
7º dia: no último dia da sua dieta da sopa pode adicionar arroz integral, vegetais e sumo natural ao menu de sopa.
Importa, contudo, referir que ao longo dos 7 dias de dieta existem restrições de bebidas. A água é absolutamente obrigatória, podendo também beber chá e café sem açúcar – tudo o resto é estritamente proibido.
Vantagens da dieta da sopa

Para além da vantagem principal, que é a rápida perda de peso, a dieta da sopa traz-lhe vários benefícios que deve ter em conta:
- É saciante, devido à sua riqueza em vitaminas, fibra e sais minerais;
- Facilita o trânsito intestinal;
- Diminui a retenção de líquidos;
- Reduz os níveis de ácido úrico e de colesterol;
- O seu poder desintoxicante ajuda a reforçar as defesas do organismo.
No entanto, é muito importante que perceba que esta dieta não deve ser feita durante longos períodos de tempo, dado que pode originar carências nutricionais.
Veja também: