Não está sozinho! São muitas as pessoas que não sabem qual a diferença entre abacaxi e ananás. Então, a resposta aqui vai: são exatamente o mesmo fruto, porém cultivados de forma e em locais diferentes.
Enquanto o ananás é tipicamente produzido no sul do Brasil e do Paraguai, demora 18 meses a crescer e só é colhido quando está maduro, o abacaxi, por norma, é cultivado ao ar livre, em climas tropicais, como o da Costa Rica, e possui um formato mais alongado, o que lhe permite ter um sabor mais adoçado e menos ácido.
Dito isto, já percebeu que pode usar e abusar de qualquer um deles nas suas receitas, abacaxi ou ananás. A questão estará unicamente relacionada com o paladar que quer dar aos seus pratos: mais doce ou menos doce?
Composição nutricional para 100gr de ananás ou abacaxi
Mais ou menos doce, o abacaxi e o ananás devem fazer parte de um regime alimentar equilibrado. Confira todas as suas propriedades nutricionais:
- 50 calorias;
- 0,5gr de proteína;
- 0,1gr de gordura;
- 13gr de hidratos de carbono;
- 1,4gr de fibra;
- 47,8mg de vitamina C;
- 13mg de cálcio;
- 12mg de magnésio.
Benefícios no consumo de ananás e abacaxi
Estes frutos possuem diversos benefícios para a nossa saúde. Descubra quais são.
- Possuem ação diurética, proporcionada pela bromelaína e pelo potássio, ajudando na retenção de líquidos no excesso de peso.
- Têm efeito depurativo, dado que 75% do seu conteúdo é água, o que ajuda a drenar e eliminar as toxinas do corpo.
- Possuem propriedades anti-inflamatórias (ajudando a acalmar dores relacionadas com artrite, tendinites, entorses e luxações), antialérgicas, antibióticas e anti tumorais.
- Dado que são ricos em potássio, o seu consumo é bom para controlar a hipertensão.
- Com o teor de fibra presente nestes frutos é possível ter um bom trânsito intestinal e bloquear a absorção de gorduras.
- Como são ricos em antioxidantes, ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento da pele.
- Facilitam a digestão.
- São excelentes fontes de vitaminas A, C, complexo B e E, que ajudam a proteger e regular o organismo.
- O seu consumo proporciona uma ação refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora.
Como escolher e como conservar
Para saber se o a ananás ou abacaxi estão pronto para ser consumidos deverá pressionar um pouco a casca. O que se pretende é que ela ceda ligeiramente. Além disso, se tem um aroma intenso e a ponta das folhas no topo e alaranjada, então está pronto para comer.
Dado que são frutos sensíveis às mudanças de temperatura, deverá mantê-lo, sempre, em lugar fresco e seco, portanto, fora do frigorífico e preferencialmente envolvido em plástico.
Agora que está desfeito o mito da diferença entre ananás e abacaxi, consegue eleger qual o seu preferido?
Receitas que provamos e aprovamos
Na nossa lista de sobremesas favoritas encontramos algumas delícias com ananás, mas que também pode preparar com abacaxi sem problemas, e que trazem mais doçura a qualquer ocasião – em todas as alturas do ano.
Espreite as nossas sugestões e comprove por si!
Bom apetite!