Share the post "Qual a diferença entre “Consumir de preferência até…” e “Consumir até…”?"
Todos os anos em Portugal são desperdiçados centenas quilos de comida que podiam muito bem ser consumidos. As razões para este desperdício variam, mas uma delas é a falta de entendimento do prazo de validade de produtos alimentares. Poucas pessoas entendem a diferença entre “Consumir de preferência até…” e “Consumir até…”, o que faz com que acreditem que o prazo deve ser sempre cumprido à risca.
Entender a diferença entre “Consumir de preferência até…” e “Consumir até…” poderá, com certeza, ajudar a combater o desperdício alimentar, pois num dos casos o fim do prazo de validade não implica um risco para a saúde.
Prazo limite de consumo
Quando um produto contém a expressão “Consumir até”, isto significa que é um produto que se estraga rapidamente, e que o prazo de validade é um aviso ao consumidor, que indica que o produto alimentar já não estará no seu melhor estado quando passar a data, e que a partir daí consumir o produto já é arriscado.
No entanto, existem alimentos que podem ser consumidos alguns dias após o prazo de validade, mas a data deve de qualquer modo ser respeitada, devendo fazer sempre os possíveis para consumir os alimentos a tempo.
Normalmente, a designação “Consumir até…” é utilizada em produtos perecíveis, como carne embalada e lacticínios. Se arriscar comer algo fora do prazo, apesar de não ser aconselhado, deve sempre ter atenção ao aspeto, cheiro, cor e textura dos alimentos.
Data de consumo preferencial
Por outro lado, a expressão “Consumir de preferência até…” significa que o produto pode ser consumido findo o prazo, sem risco de intoxicação alimentar. A expressão indica apenas a data até à qual as marcas asseguram a qualidade ótima do seu produto. Esta data não está relacionada com a segurança alimentar.
A diferença entre “Consumir de preferência até…” e “Consumir até…” baseia-se também no tipo de produtos a que se aplicam. “Consumir de preferência até…” aplica-se, normalmente, a produtos que podem ser armazenados por muito tempo, como conservas e especiarias.
Apesar da data indicada não significar que a partir daí corre o risco de apanhar uma intoxicação alimentar, deve sempre ter atenção ao modo como conversa os alimentos, e ao seu estado antes de os consumir.
Conservação dos alimentos
Apesar da diferença entre “Consumir de preferência até…” e “Consumir até…”, conservar os alimentos como deve ser garante que estes se aguentam, pelo menos, até à data indicada. Como tal, vale a pena aprender a guardar devidamente os alimentos em casa para impedir que se estraguem antes do que deviam.
Guardar devidamente os frescos, manter alimentos secos em locais secos, e não deixar produtos congelados aquecerem demasiado ajuda a combater o desenvolvimento de microrganismos nos produtos.
Já conhece a GoodAfter.com?
Na GoodAfter.com, supermercado online de produtos perto ou fora da sua data preferencial e de stocks residuais, encontra produtos seguros mas que podem ser vendidos a preços substancialmente inferiores. A poupança pode chegar até 70%!
Veja também:
- A verdade sobre o prazo de validade dos alimentos
- 5 cuidados a ter ao ler os rótulos dos alimentos
- 4 supermercados online para encher a despensa
- 6 sites que o vão ajudar a poupar dinheiro
- 6 dicas para fazer compras mais baratas
- 7 medidas para combater o desperdício alimentar
- 6 produtos fora da data de consumo preferencial que pode consumir