Alguma vez pensou qual é a diferença entre liderança e chefia? Ou melhor ainda: de que forma trabalhar com um líder ou um chefe pode ter impacto no seu desempenho profissional? Apostamos que já despertamos a reflexão. Afinal, já deve estar a pensar se tem um líder inspirador ou um chefe (in)competente?
Em vários pontos da nossa vida profissional, em diferentes carreiras, áreas e até postos de trabalho, encontram-se diferentes tipos de superiores ou supervisores. Já deve ter percebido que existem pessoas que são chefes e outras que são líderes. Mas, o que significa isto, de facto? Quais são as diferenças entre ser chefe e ser líder?
É um facto conhecido: o conceito de chefe, apesar de coloquialmente mais utilizado, quando comparado com líder, pode ter uma conotação negativa. São diferentes os comportamentos que cada um tem perante a sua equipa, assim como são também distintas as atitudes perante certos problemas. A partir da lista que lhe apresentamos aqui, será capaz de identificar com que tipo de superior lida diariamente na vida profissional.
Líder ou chefe: qual é o seu?
Na realidade, esta questão pode parecer apenas um “tema em voga”, mas é mais do que isso. Ainda que à primeira vista os dois conceitos possam parecer semelhantes, a diferença entre liderança e chefia – em contexto laboral – existe e exprime realidades muito diferentes.
Perceber se trabalha com um chefe ou um líder não será tão difícil como pensa. Até porque, encontrar bons líderes não é assim tão habitual. A verdade é que, em regras gerais, grande parte dos profissionais lida com chefias. Muitos dirão mesmo que encontrar um líder é como encontrar um “oásis no deserto”
4 Qualidades de um líder
Há formas simples de detetar um bom líder no meio da multidão de chefes. Como? Pela postura e comportamentos que adotam perante a equipa com que trabalham.
Líderes comunicam com a equipa
Esta é uma das qualidades que estabelece uma clara diferença entre liderança e chefia. Enquanto o dito chefe tende a limitar-se a dar ordens, o líder opta por uma abordagem diferente e, além de ouvir os seus colaboradores e valorizar os seus contributos, apoia-os nos momentos mais complicados e trabalha conjuntamente com eles.
Líderes motivam os colaboradores
Todos os profissionais têm momentos menos bons nas suas carreiras ou procuram ser desafiados no seu dia-a-dia. Aqui ter um bom líder pode fazer toda a diferença, já que este vai saber como motivar os seus colaboradores e dar-lhes o necessário feedback quando (e se) necessário.
Está mais do que provado que quanto mais motivado estiver um profissional, melhores serão os seus índices de produtividade. E os bons líderes não só sabem disso, como trabalham para manter as pessoas à sua volta satisfeitas.
Líderes delegam responsabilidades
Dito de forma simples, ao contrário de grande parte das chefias, os líderes não se limitam a ordenar e nem sonegam informação ou poder. Optam por delegar responsabilidades aos seus colaboradores e limitam-se a acompanhar e apoiar a evolução dos trabalhos. É uma boa forma de revelar confiança na sua equipa e, consequentemente, manter o grupo motivado.
O líder está sempre disponível
Um bom líder é assim. Tem sempre alguns segundos ou minutos para ouvir os seus colaboradores e tentar ajudá-los.
Qual a diferença entre liderança e chefia: 5 pontos essenciais
Medo versus Confiança
Num ambiente profissional, especialmente se estivermos a trabalhar com prazos apertados a cumprir e com objetivos específicos, é preciso alguém que esteja a comandar “as tropas” com força, mas também com inteligência emocional. Um líder inspira confiança ao liderar, não deixa os seus colaboradores com medo. Surge aqui aquela famosa imagem do homem com um chicote na mão a dar ordens, e o outro que se junta aos trabalhadores nas horas difíceis.
Problemas versus Soluções
Um chefe limita-se a apontar a individualizar problemas ou pessoas, sem tentar resolver, ao passo que um líder se esforça por procurar respostas, justificações e soluções para as dificuldades apresentadas. Apela, também, para que todos se esforcem no sentido de resolver problemas ou ajudar alguém, em conjunto.
Números versus Pessoas
Um chefe pretende apenas resultados e preocupa-se com número, prazos e ganhos. Um líder pensa mais além e preocupa-se com todos os aspetos destes factos enumerados. Não retira importância aos objetivos da equipa, mas pensa no presente e no futuro da mesma, nas pessoas que dela fazem parte e nas consequências das suas decisões num panorama mais geral.
Eu versus Nós
Se reparar bem, um chefe usa sempre o pronome pessoal “eu”. Um líder utilizar o “nós”.
Impessoalidade versus Empatia
Talvez esta seja a principal diferença entre chefe e líder, aquele ponto que mais distingue estes dois tipos de coordenação ou chefia. Além de se isolar na sua assumida superioridade, um chefe não se preocupa em conhecer bem com quem ele/ela trabalha. Não está aberto a sugestões, nem pretende apostar no desenvolvimento pessoal dos membros da equipa de trabalho. Também não tem problemas em desmoralizar as pessoas em público e recolher os louros de forma individual.
Um líder sabe delegar com empatia e autoridade, não se limita apenas a mandar. Fomenta o pensamento crítica e participa ativamente nos trabalhos, aos mesmo tempo que quer conhecer e motivar os membros da sua equipa a serem os melhores profissionais possíveis. Demonstra empatia e compaixão em momentos piores, e interesse nas pessoas – não vê as pessoas como ferramentas para atingir um fim.
Agora que chegou ao fim do artigo, tente responder: lida com chefes ou com líderes?