A dificuldade em engrenar mudanças é dos problemas mais comuns de qualquer condutor. Sim, até mesmo para os mais experientes este problema é recorrente e pode trazer dores de cabeça.
Além disso, pode ser evidente que há algo de errado com a caixa de velocidades do carro que impede que algumas ou todas as mudanças de funcionar corretamente.
Como referido, esta falha não é tão invulgar como pode parecer no início. Mas pode ter origens diferentes e encontrar o problema pode ser difícil.
Nesse sentido, ao longo deste artigo falaremos sobre as possíveis causas da dificuldade de mudar de mudança e quais os melhores comportamentos a ter nestas situações.
Dificuldade em engrenar mudanças: possíveis avarias na caixa de velocidades
Como referido, é muito comum este tipo de problema. Aliás, a origem do problema quando a caixa de velocidades não engata as mudanças pode ser muito diversa.
Seguem-se em baixo algumas falhas típicas na caixa de velocidades que podem originar tudo isto.
Disco de embraiagem
A falha pode estar relacionada com o disco de embraiagem. Aqui, o desgaste da peça pode fazer com que haja dificuldade em engrenar mudanças, até ao ponto de as impedir de engatar.
Isto pode provocar o deslocamento de peças, afetando o funcionamento do pedal da embraiagem.
Cabo de embraiagem
Dependendo do veículo com uma caixa de velocidades manual, o pedal e a embraiagem são ligados através de um cabo metálico trançado, chamado cabo de embraiagem.
Este cabo também se desgasta com o tempo e a utilização, e pode até quebrar-se. Quando isto acontece, o movimento total da transmissão que permite engatar as mudanças não é realizado, mesmo que o pedal da embraiagem seja pressionado até ao fim. Por conseguinte, origina logo uma dificuldade em engrenar mudanças.
Bomba de embraiagem
Nestes casos, é possível que a falha se deva a uma falha da bomba de embraiagem, sendo a parte que empurra o fluido do sistema hidráulico de transmissão.
É possível que o fluido esteja a vazar devido ao desgaste, o que dificulta o acoplamento normal das engrenagens.
Este tipo de avaria está relacionado com caixas de velocidades de alguns carros onde a embraiagem não está ligada ao pedal por um cabo, mas é operada por um sistema hidráulico.
Transmissão
Por outro lado, outra causa de falha da caixa de velocidades de um automóvel pode ser um problema no sistema de barras que aciona a transmissão.
Neste caso, o desgaste devido ao envelhecimento ou mau uso da caixa de velocidades pode alterar ligeiramente a geometria da transmissão.
Como resultado, ocorrem imprecisões que fazem com que a engrenagem “cole” ao engatar.
Desalinhamento dos dentes das engrenagens
Com o tempo, os dentes das engrenagens podem ficar desalinhados, impossibilitando o acoplamento das engrenagens.
Nestes casos, é suficiente engatar uma engrenagem diferente como “mudança de ponte” e depois, sem tirar o pé da embraiagem, voltar a engatar a mudança que inicialmente desejava.
Atrito
Outro problema com as engrenagens danificadas é que podem libertar partículas de metal devido ao atrito. Estes elementos podem interferir com o acoplamento das engrenagens e podem agravar o problema.
Como resultado, as engrenagens não se engatam na caixa de velocidades ou, na pior das hipóteses, podem até desligar-se por si próprias.
Nestas circunstâncias, a única coisa a fazer é desmontar a caixa de velocidades e substituir as peças danificadas.
Lubrificação incorreta
A caixa de velocidades é composta por centenas de peças que precisam de ser perfeitamente lubrificadas para funcionarem corretamente.
Se este não for o caso ou se a qualidade do óleo da caixa de velocidades não for boa, os dentes das engrenagens sofrem mais e deterioram-se devido a fricção excessiva. É portanto aconselhável verificar o nível de óleo ou substituí-lo por um óleo melhor.
O que fazer quando sentir dificuldade em engrenar mudanças
Quando a caixa de velocidades não engata as mudanças, o que a maioria dos condutores tende a fazer é continuar a insistir até o fazer, ou até que percam a paciência e desistam de tentar.
Uma solução rápida é utilizar então outra mudança como ponte. Por exemplo, quando a marcha atrás não engata na caixa de velocidades, engatar primeira e depois tentar engatar novamente a marcha atrás.
Porém, o problema não será resolvido tão rápida e facilmente. Assim, uma vez o motor ligado, levantar ligeiramente o pedal da embraiagem e o carro começará a avançar lentamente. Depois, tente engatar uma outra mudança (como ponte), e depois a mudança que quer engatar.
Caixa de velocidades automática
Até agora, referimos falhas numa caixa de velocidades manual. Mas o que acontece numa situação de caixa de velocidades automática? Há duas situações principais que podem ocorrer:
O carro contraria o arranque
Isto é comum quando ocorre uma falha nas caixas de velocidades automáticas. Basicamente, o sistema deteta que algo está errado e envia um sinal. Em tal situação, o sistema “prende” e aciona uma fase de emergência para evitar problemas mais graves.
Mudanças a patinar
Por vezes, a transmissão muda de velocidade, mas parece patinar. Notará isto porque as rotações do motor são demasiado altas quando se mudam as mudanças.
Este problema pode ser devido a um baixo nível de óleo na caixa de velocidades ou a uma perda de pressão na embraiagem.
Com efeito, para evitar avarias agravantes é melhor cuidar do mecanismo das mudanças e respeitar a sua sequência, mas também ter o cuidado de não sobrecarregar o carro e de substituir os óleos quando necessário.