O conceito de aldeia global há muito que está enraizado no mundo do trabalho, seja pelo avanço tecnológico que encurta distâncias entre pontos diferentes do globo ou pela facilidade de deslocação de pessoas. É por estes motivos que cada vez mais se ouve falar da diversidade no local de trabalho e são várias as empresas a encontrar vantagens em ter ambientes de trabalho com culturas diversas e inclusivas.
Ainda que possam existir elementos em comuns entre profissionais, a verdade é que cada colaborador pode enriquecer o desempenho da sua equipa com ideias e perspetivas diferentes.
No entanto, uma cultura de trabalho diversa e inclusiva não traz só vantagens em termos de produtividade, também há vantagens em termos de satisfação dos colaboradores. Esta poderá ser, até, uma das razões para uma empresa ser mais atrativa que outra quando a intenção é para recrutar novos profissionais ou reter talentos.
As empresas e a diversidade cultural dos colaboradores
Há quem defenda que as empresas, para evoluir e manterem-se no mercado, devem, obrigatoriamente, apostar na diversidade no local de trabalho. Equipas de trabalho diversificadas são benéficas para as empresas, visto que, desta forma, potenciam diferentes perspetivas, ideias e soluções para a estrutura da organização.
Além disso, ambientes de trabalho diversificados promovem a inclusão e permitem que os colaboradores se sintam mais à vontade com as diferenças individuais e se sintam respeitados pelo que são.
Tendo em conta os vários benefícios, para melhorar a diversidade do ambiente de trabalho, as empresas devem identificar as lacunas ao nível da diversidade e inclusão.
É também importante a atenção dada às soft skills que são fundamentais para a mudança. É preciso que as empresas aceitem as necessidades dos seus colaboradores e articulá-las com os objetivos do negócio, admitindo e aceitando a mudança.
Definida a visão da empresa sobre a diversidade e a inclusão, segue-se a implementação com ações que transmitam conhecimento e incentivem os colaboradores a participar e a partilhar.
5 benefícios da diversidade no local de trabalho
Diferentes competências linguísticas
As barreiras linguísticas e as diferenças culturais podem muitas vezes dificultar a vida das empresas que pretendam expandir o seu negócio para outros países.
Mas, ao contratar colaboradores de diferentes nacionalidades, o trabalho será facilitado, permitindo que a empresa trabalhe à escala global e com uma carteira de clientes mais vasta.
Melhor ambiente de trabalho
A diversidade no local de trabalho promove a inclusão, permitindo que os colaboradores se sintam à vontade com as diferenças e sejam mais tolerantes e colaborativos.
Aumento da bolsa de talentos
Abraçando a diversidade, a empresa irá atrair um leque maior e mais vasto de candidatos às suas vagas, uma vez que será vista como uma organização moderna que procura profissionais das mais diversas esferas da vida.
Quanto maior for o número de candidatos, maior é a probabilidade de encontrar o candidato execional.
A diversidade também contribui para a retenção de talento porque as pessoas preferem trabalhar num ambiente no qual aceitam todas as origens e há a promoção da igualdade.
Potenciar a inovação
Trabalhar com pessoas de diferentes origens, com experiências e estilos de trabalho diferentes, pode originar processos criativos que podem nascer de comentários, feedbacks ou sugestões.
Por exemplo, há quem seja ótimo a ter ideias “fora da caixa” e há quem tenha a experiência necessária para executar e concretizar essas ideias.
Ter diferentes pessoas com diferentes pontos fortes é essencial para o trabalho em equipa.
Melhor desempenho dos colaboradores
É natural que os profissionais se sintam mais confortáveis e felizes num ambiente de trabalho onde a inclusão é uma prioridade. A igualdade no local de trabalho é, assim, um importante incentivo para todos os colaboradores se sentirem confiantes nas suas capacidades, darem o seu melhor e serem mais produtivos.
Carta Portuguesa para a Diversidade no local de trabalho
A Carta para a Diversidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.
Este documento, assinado de forma voluntária por empregadores de vários setores, descreve medidas concretas a tomar para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, características físicas, estilo pessoal e religião.
Com esta iniciativa pretende-se que as políticas desenvolvidas de diversidade no local de trabalho reconheçam, compreendam e valorizem o que une e o que diferencia os colaboradores como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no cliente, criatividade e envolvimento.
A Carta Portuguesa para a Diversidade surgiu em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia e com as prioridades da Estratégia Europa 2020.
A discriminação tem sido uma matéria à qual a União Europeia tem dedicado especial atenção, nomeadamente na aplicação do princípio da igualdade de tratamento entre as pessoas, sem distinção de género (Diretiva 2006/54/CE, de 5 de Julho de 2006), origem racial ou étnica (Diretiva 2000/43/EC, de 29 de Junho de 2000), ou no estabelecimento de um quadro geral de tratamento no emprego e na atividade profissional (Diretiva 2000-78-CE, de 27 de Novembro de 2000).