É uma das frutas mais esperadas e desejadas. Afinal, quem não fica com água na boa ao pensar numa cereja carnuda, doce por si só, com sumo q.b. e com um pequeno travo de acidez que nos faz querer comer uma atrás da outra?
E se transformarmos esta fruta num doce de cereja? Acredite, o resultado é igualmente tentador.
O ideal é que use cerejas bem maduras e o mais naturais possível. E, se já está a sofrer por antecipação por pensar que depois de feito, por ser caseiro, este doce não vai durar muito, engana-se: o açúcar usado na receita serve, também, como conservante natural. Guardando num frasco hermético e de vácuo no frigorífico, o doce de cereja vai conservar-se durante meses.
Bom proveito!
Doce de cereja caseiro
Ingredientes
- 1,2kg de cerejas
- 400gr de açúcar
- Canela q.b.
- Outras especiarias q.b. (opcional)
Modo de preparação
- Comece por lavar bem as cerejas.
- Retire o pé de cada uma delas e retire o caroço – esta é a parte mais morosa da receita de doce de cereja, pelo que compensa pedir emprestado ou comprar um descaroçador.
- Triture grosseiramente a fruta num robot de cozinha ou com uma varinha mágica.
- Numa panela, coloque as cerejas trituradas e o açúcar e leve a lume brando / médio.
- Quando o açúcar estiver dissolvido, junte um pouco de canela em pé e mais alguma especiaria se desejar aromatizar mais um pouco o doce de cereja.
- Vá mexendo a mistura, deixando cozer aproximadamente durante uma hora. O ponto pretendido é o chamado de “estrada”, ou seja, ao passar a colher no fundo do tacho, parece que fica aberto um caminho.
- Tenha em conta que o doce de cereja, assim que arrefecer, ganha mais consistência, por isso tenha isso em consideração na hora da cozedura.