A doença bipolar, também conhecida como doença maníaco-depressiva, é um problema de saúde que se caracteriza por acentuadas alterações de humor e de estado de espírito, com episódios de crises de “mania” e de “depressão”.
A doença bipolar afeta cerca de 1% da população e pode ser diagnosticada em qualquer idade. Ela aporta grandes dificuldades à pessoa que sofre desta doença. Pensamentos negativos, isolamento, abandono da vida social, laboral e familiar são algumas das consequências desta doença.
Sintomas da doença bipolar
Mais importante do que enumerar os sintomas da doença bipolar, é explanar as principais caraterísticas de cada um dos tipos de crise: mania e depressão. Estas crises têm uma frequência e duração bastante variáveis. Elas podem ser graves, moderadas ou leves.
Mania
A doença bipolar manifesta-se através de crises maníacas, em que o doente se sente, num dado momento, com um humor eufórico, expansivo e bem disposto, que rapidamente se pode transformar em:
- grande irritabilidade;
- níveis de exigência acima do normal;
- dificuldade em cumprir ordens e vontades de terceiros;
- fala muito rápida;
- alterações emocionais repentinas;
- irritação com pequenas coisas;
- explosão por pequenas críticas que lhe sejam feitas;
- despesas excessivas;
- diminuição da vontade de dormir;
- aumento da energia;
- negação da existência da doença;
- delírio;
- abuso de bebidas alcoólicas;
- abuso de substâncias ilícitas.
Depressão
Na doença bipolar, pode também haver lugar a crises depressivas que têm como principais sintomas:
- pensamento centrado nos fracassos e nas impossibilidades do ser humano;
- diminuição da auto-estima;
- desespero;
- pensamentos negativos;
- culpa excessiva;
- sentimento de inutilidade;
- dificuldade em tomar decisões;
- dificuldade em concentrar-se;
- isolamento;
- abandono das atividades laborais;
- abandono das relações sociais e familiares;
- tendência para a hipocondria;
- cansaço extremo;
- insónia ou sono a mais;
- tentativa de suicídio;
- alteração do apetite.
Por vezes, na doença bipolar, podem ocorrer sintomas de ambos os tipos de crise (crises mistas).
Doença bipolar: causas e tratamento
Ainda não são totalmente conhecidas as causas que provocam a doença bipolar. O que se sabe é que existem alguns fatores genéticos que podem contribuir para o surgimento da bipolaridade, além do tipo de personalidade do indivíduo e dos níveis de stress a que esteve e está sujeito.
Os doentes bipolares necessitam de um acompanhamento médico consistente, ao longo de toda a vida. Para atenuar e prevenir as crises, é possível tomar medicamentos estabilizadores do humor. As crises depressivas tratam-se com medicamentos antidepressivos e as crises de mania tratam-se com medicamentos neurolépticos antipsicóticos. Há doentes que não podem deixar de tomar esta medicação para que possam ter a sua vida minimamente normalizada.
Além da medicação, que deve ser sempre receitada pelo médico que acompanha o doente, as pessoas com bipolaridade devem, ainda, realizar consultas periódicas e cumprir o plano de acompanhamento desenhado pelo médico. pesar de não ser conhecida uma cura efetiva para a doença bipolar, é possível minorar os seus sintomas e efeitos.