São várias as doenças que podem afetar a sua visão. Convém estar atento aos sinais e recorrer a um médico caso se aperceba que algo não está bem com os seus olhos. Prevenir é sempre o melhor remédio. Saiba a que deve estar atento.
Doenças que afetam a visão: sintomas aos quais deve estar atento
Visão repentinamente desfocada
Uma visão desfocada de um momento para o outro pode ser sinal de um problema na circulação do sangue. É aconselhável procurar um médico para prevenir danos graves. Mesmo que recupere depressa, não perca tempo e verifique o que se passa.
Olhos “saídos”
A doença de Graves é uma doença auto-imune que afeta a tiróide e pode levar a que os seus olhos se projectem da sua posição normal. Outros sintomas poderão incluir diarreia, perda de peso e tremores. Não espere e consulte um médico.
Visão desfocada
Mais uma vez, ficar com a visão desfocada sem razão aparente é sinal de que algo não está bem. O excesso de açúcar no sangue pode ser a causa. Procure um médico e exponha a situação, para que, caso seja diabetes, a condição seja controlada a tempo.
Anel à volta da córnea
O anel senil é algo que se reflete num círculo esbranquiçado à volta da córnea. É algo natural em pessoas mais velhas, mas quando se verifica em indivíduos com menos de 40 anos pode ser um sinal de colesterol elevado.
Pálpebras caídas
A miastenia grave, ou myasthenia gravis, é uma doença neuromuscular que se traduz na fraqueza dos músculos voluntários. Pode, por isso, levar a que sinta as pálpebras caídas. Pode afetar, também, os músculos da garganta, podendo causar dificuldade em mastigar e engolir. Felizmente, há medicação e até cirurgia para aliviar esta condição.
Olhos amarelos
A icterícia altera a cor da pele e dos olhos, tornando-os amarelados. É uma condição causada pelo aumento de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo, e que ocorre quando o fígado não está a funcionar devidamente.
Tremor nas pálpebras
Na maior parte das vezes, a contração involuntária dos músculos das pálpebras é algo inofensivo e que não precisa de tratamento. É um fenómeno que pode dever-se ao álcool, ao cansaço, à cafeína ou ao tabagismo. Excepcionalmente, pode ser sinal de que algo está errado com o seu sistema nervoso. Nesse caso, são vários os outros sintomas, como dificuldade em andar e falar.
Má visão nocturna
Sentir dificuldade em ver à noite pode ser sinal de que precisa de óculos ou que tem cataratas – algo natural com a idade. Em circunstâncias excepcionais, não ver bem com pouca luz pode significar que tem falta de vitamina A. Sendo esse o problema, é necessário repô-la através de suplementos e alimentos, como abóbora, cenoura, espinafres e batata doce.