Share the post "Sente dor nas costas ao deitar ou acordar? Saiba o que pode ser"
Sente dor nas costas ao deitar ou acordar? Tal pode ser o resultado de uma má postura durante a noite ou um sintoma de doença inflamatória crónica – também designada por espondilite anquilosante.
A espondilite anquilosante é uma inflamação nos ossos ou vértebras da nossa coluna, que pode também atingir as articulações na região das nádegas.
Na verdade, são várias as pessoas que sentem com frequência, dores nas costas pela manhã ou depois dos períodos de repouso. Estas dores podem até chegar a atingir os quadris e a parte de baixo da coxa – um dos sinais para os quais deve estar atento.
Fique connosco e saiba o que poderá estar na origem do seu problema e como prevenir.
É normal ter dor nas costas ao deitar ou acordar?
De facto, ter dor nas costas ao deitar ou acordar todos os dias não é normal nem deve ser desvalorizado. No entanto, também nem sempre significa que temos alguma doença ou algo preocupante. Devemos apenas estar atentos e perceber as queixas do nosso corpo.
Afinal, quando dormimos ficamos cerca de 8 horas na mesma posição. E quando há má postura durante o sono, poderá também haver encurtamento de alguns músculos, consequentemente as articulações saem prejudicadas e acabam por causar dor.
Por norma, as áreas da coluna mais comuns a sofrerem com dor são a região lombar e a cervical. Por isso, sugere-se que se durma de lado, com uma almofada a apoiar a cabeça e outra entre as pernas.
5 principais causas de dor nas costas ao deitar ou acordar
A posição em que dorme
Todos nós temos uma posição favorita para dormir. E a verdade é que não existe uma posição ideal e 100% correta para dormir. No entanto, o importante é encontrar uma forma confortável e que não aumente as dores.
Para quem gosta de dormir de costas, poderá ser uma boa ideia dormir com as pernas esticadas.
Já para quem prefere dormir de bruços, muitas vezes, o facto de a cabeça estar virada para um dos lados faz com que coluna fique toda torcida – o que pode causar dores. Neste caso, o melhor é mesmo tentar adaptar o corpo a outra postura quando o assunto é dormir.
Uma das posições para dormir mais indicadas pelos médicos é a lateral – considerada confortável e pode inclusive, colocar uma almofada entre as pernas.
Colchão desadequado
Um facto que muitas pessoas não sabem é que os colchões também possuem um prazo de validade. Por isso mesmo, precisam de ser trocados de preferência de 10 em 10 anos para evitar lesões e dores nas costas.
Quando o assunto é a escolha do colchão existem alguns aspetos a ter em consideração:
- qualidade;
- características;
- material;
- alinhamento correto da coluna;
- densidade;
- preço.
Existem diversos colchões disponíveis no mercado. O importante é escolher um que se adapte à sua situação e que permita um correto alinhamento da coluna para que não cause dor.
Doenças relacionadas com a coluna
Ter dor nas costas ao deitar ou acordar também pode sugerir uma patologia relacionada com a coluna. A hérnia discal é uma das doenças mais conhecidas e frequentes quando aparecem estas queixas.
Por outro lado, as dores constantes também podem significar quea pessoa tem espondilite anquilosante, uma doença inflamatória que afeta os ossos ou as vértebras da coluna. Nestes casos, ela sentirá dor e rigidez nas costas logo pela manhã e depois dos períodos de repouso.
Esta doença é bastante comum em jovens adultos, sendo que ocorre com mais frequência nos homens. Em caso de suspeita, deve marcar uma consulta no reumatologista para um diagnóstico correto.
A almofada errada
Dormir com uma almofada que não se ajusta ao nosso corpo pode causar dores nas costas. Isto acontece porque a almofada serve precisamente para manter o desenho natural da região cervical, mantendo o alinhamento da cabeça.
Ou seja, almofadas muito altas podem fazer com que a musculatura da região cervical fique demasiado contraída, acabando por elevar mais a cabeça do que o necessário.
Excesso de peso e sedentarismo
Como sabemos, a coluna é feita para suportar o peso do nosso corpo e permitir a movimentação necessária. Contudo, em algumas pessoas, o excesso de peso faz com que a musculatura e a coluna sofram com o peso que precisam de carregar.
Além disto, a falta de atividade física também contribui para uma menor oxigenação dos músculos e menor remoção de toxinas – fatores estes que ajudam no aparecimento de dores.
Como prevenir as dores nas costas?
Se o objetivo é prevenir o aparecimento de dores nas costas, existem algumas dicas que devemos ter em conta:
- escolha uma almofada adequada;
- procure um diagnóstico adequado em caso de dor persistente;
- verifique as marcas de uso no seu colchão e perceba se estará na altura de o trocar;
- fique atento à postura em que dorme;
- mantenha a sua coluna confortável durante o sono;
- procure manter o peso ideal de acordo com a sua altura e idade;
- pratique exercício físico;
- sente-se de forma correta e evite ficar muito tempo na mesma posição.