Se já se perguntou se deveria ou não dormir com o seu cão, de quem gosta como se se tratasse de um membro da família, encontre aqui as respostas para a sua pergunta.
Dormir com o seu cão pode permitir um sono de mais qualidade
Permitir que o seu animal de quatro patas durma no seu quarto não prejudica o seu sono e pode mesmo melhorar a qualidade do seu descanso. Pelo menos é o que indica um estudo da Mayo Clinic. Porém, leia um pouco mais, porque dormir no mesmo quarto não é igual a dormir na mesma cama.
O estudo publicado pela Mayo Clinic Proceedings analisou 40 adultos que dormiam com um cão no quarto – quer na cama, quer em outro local do quarto. Tanto as pessoas como os cães usaram dispositivos de deteção de movimento durante sete noites, e as pessoas envolvidas responderam a questões acerca da qualidade do seu sono e sobre onde os seus cães dormiam.
Os investigadores chegaram à conclusão de que ter um cão no quarto não comprometeu a qualidade do sono, como antes se pensava. Em média, as pessoas que dormiram com os cães nos quartos – mas não na sua cama – mantiveram valores de eficiência do sono de 83% – sendo que 80% é considerado genericamente satisfatório.
Contudo, dormir com o cão na mesma cama fez diminuir ligeiramente os valores de eficiência do sono para 80%. Embora este seja um valor satisfatório, o facto é que as pessoas que dormiram com o cão na mesma cama acordaram mais vezes durante a noite do que aqueles cujos cães dormiram noutra parte do quarto.
O estudo foi, porém, muito pequeno e foram analisados apenas adultos saudáveis, não havendo qualquer grupo de controlo, o que impede que os resultados possam ser aplicados a toda a população. De qualquer modo, os valores finais agradam aos donos de animais que parecem não conseguir viver, nem dormir, sem eles.
Ainda a registar que para o cão, os resultados foram tão satisfatórios em termos da qualidade do sono ao dormir na cama do dono ou em qualquer outra parte do quarto do dono.
Veja também: