Património Mundial da UNESCO, o Douro recebe todos os anos milhares de visitantes atraídos pelas suas paisagens únicas e hipnotizantes. Quem conhece o Douro já não volta o mesmo e as razões são fáceis de perceber nestas 10 fotografias.
10 páginas do Instagram que o vão fazer querer visitar o Douro
Do Porto a Barca d’Alva, o Douro tem muito para oferecer a locais e turistas, das vindimas à gastronomia, há experiências únicas nas margens deste rio.
Vinho do Porto
Fonte da imagem: Instagram – Casa de Penalva
O Vinho do Porto é único e distingue-se pela sua diversidade (branco, ruby e tawny), pela intensidade de aromas, pelo elevado teor alcoólico (19% a 22%), vasta gama de doçuras e uma grande variedade de cores. Não deixe de participar numa vindima.
Ribeira do Porto
Fonte da imagem: Instagram – cristina1903
Com a imprensa internacional voltada para o Porto e os muitos prémios conquistados nos últimos anos, a cidade está melhor do que nunca, mais bonita, mais viva, mas com o mesmo jeito tripeiro de bem receber.
Rio Douro
Fonte da imagem: Instagram – ownview.andre
No Douro, há várias praias fluviais onde pode desfrutar de uns banhos de sol e de rio. A conhecer: Parque Fluvial de Porto de Rei (São João de Fontoura), Praia Fluvial da Lomba (Lomba), Praia da Congida (Freixo de Espada à Cinta), Praia Fluvial de Bitetos (Marco de Canaveses), Praia do Areinho (Oliveira do Douro e Avintes).
Lamego
Fonte da imagem: Instagram – saravansteyvoort
Vale a pena visitar Lamego, especialmente, no início de setembro para participar na festa de Nossa Senhora dos Remédios. Visite ainda a zona medieval da cidade e a Sé Catedral.
Alto Douro Vinhateiro
Fonte da imagem: Instagram – lucipaty
A zona demarcada mais antiga do mundo, criada pelo Marquês do Pombal, vive em torno do vinho, seja o Vinho do Porto ou os demais vinhos de mesa que nascem destes socalcos que rodeiam o rio e os seus afluentes.
Barcos rabelos
Fonte da imagem: Instagram – solemm_dmrn
Era nos rabelos que grandes barris do Vinho do Porto desciam do Douro até Vila Nova de Gaia, onde o vinho era armazenado para depois ser comercializado pelo mundo fora. Ainda hoje, em datas festivas, como o São João, os barcos voltam a navegar no rio.
Pinhão
Fonte da imagem: Instagram – I Love Douro
O Pinhão é de visita obrigatória, seja para conhecer a estação de comboios, cuja fachada está decorada com painéis de azulejos (24 painéis, compostos por 3047 azulejos) ou para adquirir as famosas alheiras picantes no talho Pinhão, perto da estação.
Peso da Régua
Fonte da imagem: Instagram – Wine Spectator
São 30 km de distância do Peso da Régua ao Tua, uma viagem que vale a pena fazer a bordo do comboio histórico dos Comboios de Portugal, carregado de memórias, história e nostalgia.
Passeios de barco
Fonte da imagem: Instagram – xanamaciel
Na Ribeira de Gaia pode embarcar com destino ao Pinhão numa viagem inesquecível que inclui pequeno-almoço, almoço, a passagem em três barragens e uma visita à encantadora freguesia do Pinhão.
Gastronomia duriense
Fonte da imagem: Instagram – Toca da Raposa
A acompanhar um bom copo de vinho há uma mão cheia de iguarias que tem que provar no Douro. Cabrito, polvo, pão de Padronelo, presunto de Lamego, Cristas de Galo ou os Pitos de Santa Luzia, são apenas algumas das delícias.
Veja também: