A drenagem linfática é uma técnica de massagem com propósitos bem específicos e com múltiplas vantagens para a saúde. Como o próprio nome indica, vai atuar sob o sistema linfático, ajudando-o, de certa forma, a drenar do organismo grandes moléculas que não poderiam ser eliminadas pelo sangue.
O sistema linfático é como que o “caixote do lixo” do nosso organismo e, o que este tratamento faz, é ajudá-lo na tarefa de eliminar toxinas e resíduos do nosso corpo.
Com esta massagem, o sistema linfático consegue, assim, trabalhar mais rápida e eficazmente.
Benefícios da drenagem linfática
Funcionando como uma espécie de desintoxicação corporal, é uma técnica que tem várias vantagens a nível terapêutico:
- Redução da retenção de líquidos;
- Ativação da circulação sanguínea;
- Ativação do sistema imunitário;
- Combate à celulite;
- Eliminação de toxinas e resíduos.
A drenagem linfática está indicada, por exemplo, para tratamento e melhoria das seguintes situações:
- Edemas, varizes, má circulação, sensação de pernas pesadas;
- Edemas da gravidez;
- Alívios dos transtornos pré-menstruais;
- Celulite e gordura localizada;
- Sinusites, rinites e enxaquecas;
- Cansaço e stress.
Pode ainda funcionar como um analgésico após operações e na recuperação de cirurgias estéticas ou oncológicas, sendo que há, nesses casos, uma indicação médica. Esta massagem tem o efeito, no caso das operações, de acelerar a cicatrização e, realizado de forma consecutiva uns dias antes de uma cirurgia, ajuda a preparar o corpo, reduzindo o risco de infeções pós-cirúrgicas.
A drenagem linfática tem, assim, tanto efeitos benéficos para a saúde, como de melhoria a nível estético, por exemplo, proporcionando um melhor aspeto à nossa pele.
Quais os efeitos após uma sessão desta técnica de massagem? Há uma ação relaxante e tranquilizante em todo o corpo, dando uma agradável sensação de torpor.
Contraindicações da drenagem linfática
Antes de passarmos a explicar como funciona, é importante referir que, como em qualquer tratamento, há contraindicações a ter em conta.
Esta técnica de massagem não é indicada em casos de:
- Insuficiência cardíaca e renal;
- Tromboflebites (inflamação de uma veia causada por um coágulo sanguíneo);
- Erisipela (infeção bacteriana na pele);
- Doenças contagiosas;
- Cancro em evolução;
- Asma brônquica;
- Hipertensão arterial.
Como funciona, onde fazer e quais os preços da drenagem linfática
Este tratamento consiste numa série de movimentos de pressão específicos ao longo do corpo. Pode ser feito em todo o corpo ou numa parte específica do mesmo que precise de maior atenção.
Geralmente, pode encontrar esta solução terapêutica em clínicas estéticas, centros de massagem e spas.
O preço vai variar consoante a duração da sessão, que pode ir desde os 30 aos 60 minutos, e da zona ou zonas do corpo que é feita a massagem. Pode custar entre os 30 e os 60€ por sessão.
O número de sessões a fazer e as zonas a tratar variam de pessoa para pessoa e o tipo de massagem é direcionado para o problema específico de cada um. O tempo ideal de sessão, para ser mais completo, deverá ser cerca de uma hora.
Veja também: