A Segurança Social lançou uma nova configuração que promete facilitar a vida de todos os cidadãos e empresas. Chama-se E-clic e é o novo balcão digital da entidade.
A plataforma está disponível todos os dias durante 24 horas e pode aceder através do seu dispositivo móvel, nos sistemas operativos Android e IOS, e também no seu computador ou tablet.
De acordo com a Segurança Social, o E-clic foi idealizado com o objetivo de melhorar a experiência de relacionamento com a entidade, procurando dar resposta a todos os cidadãos.
Tal como refere o lema do lançamento da aplicação, o E-clic apresenta uma “Segurança Social mais simples, mais moderna, mais perto de si.”
Para além de poder registar o seu contacto na plataforma pode igualmente efetuar pedidos e consultar, em tempo real, o estado dos mesmos. No entanto não é possível contactar um assistente ou solicitar uma marcação.
Deste modo, através do E-clic, a Segurança Social disponibiliza um canal digital onde pode solicitar pedidos de informação e de esclarecimento ou reportar uma reclamação relativa à entidade.
Como posso aceder?
O novo serviço da entidade está integrado na Segurança Social Direta, por isso para aceder ao E-clic basta submeter as sua credenciais no website da Segurança Social.
Após ter iniciado a sessão, no menu superior do lado direito, encontrará uma secção chamada “Perfil”. De seguida selecione a opção “E-clic Contactos”.
Quando ingressar na plataforma terá oportunidade de eleger vários temas que pode solicitar um esclarecimento ou informação através do preenchimento de um formulário.
Com a finalidade de facilitar a comunicação com os cidadãos e entidades empresariais, a plataforma revela-se bastante intuitiva e de fácil navegação.
Como submeter um pedido no E-clic?
Mais uma vez o processo é bastante simples. Necessita apenas de seguir os seguintes passos:
- Iniciar sessão na Segurança Social Direta e selecionar a opção “E-clic – Contactos”;
- Quando estiver dentro da plataforma selecione “Criar pedido”;
- De seguida insira a descrição do que pretende tratar;
- Defina o assunto que pretende tratar, preenchendo as categorias “Evento de Vida”, “Assunto” e “Motivo”;
- Verifique as informações que introduziu e a confirme a sua seleção;
- Se necessário, anexe os documentos solicitados na categoria “Documentos a entregar”;
- Por último submeta o seu pedido.
Após a submissão receberá o número do seu pedido para poder consultar.
O novo balcão digital, o E-clic, resulta do programa de transição digital da Segurança Social, num investimento de 200 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).