Share the post "É legal um centro de estudos cobrar-me mais se quiser fatura?"
A minha filha frequenta um centro de estudo. No primeiro mês não me passaram o recibo da mensalidade, ao qual acresce o valor do transporte. No segundo mês perguntei pelo recibo, ao que me responderam que se o quisesse teria de pagar o IVA da fatura. Isso é legal?
Dantas Rodrigues: Nos termos do disposto no artigo 9º, alínea 11), do Código do IVA, apenas estão isentas de IVA as prestações de serviços que consistam em lições ministradas a título pessoal sobre matérias do ensino escolar ou superior, ou seja, quando ministradas pelo professor ao aluno, sem intervenção de uma entidade terceira.
Assim sendo, a prestação de serviços de explicação por parte de um centro de estudos não está abrangida pela isenção de IVA, sendo por isso o centro de estudos sujeito passivo de imposto (cfr. artigo 2º, nº 1, do CIVA). Por tal razão, aquando da prestação de qualquer serviço, está obrigado à emissão de fatura (ainda que não solicitada), onde, para além do preço, deve mencionar o montante do IVA a liquidar [cfr. artigos 29º, nº 1, alínea b), e 36º, nº 5, alínea d), do CIVA].
Portanto, a emissão de fatura não está dependente de solicitação e deve desde logo mencionar o montante de imposto, não estando dependente da vontade de se querer ou não liquidar o IVA, pelo que a situação descrita é ilegal.
Tem uma questão? Envie-nos para [email protected]
A informação contida nesta rubrica é prestada de forma geral e abstracta, tratando-se assim de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada, não podendo servir de base para qualquer tomada de decisão sem a referida assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto.