Outlander, Código Da Vinci, Cloud Atlas e Velocidade Furiosa. Edimburgo, capital da Escócia, foi cenário destas icónicas produções.
Uma cidade em que a história anda de mão dadas com a modernidade em cada esquina. A sua personalidade contemporânea e medieval, com um estilo georgiano, torna-a o destino perfeito para uma viagem dinâmica e multifacetada!
Não se deixe enganar pela sua alcunha, “Cidade Cinzenta”, porque Edimburgo está repleta de animação, cor, história e vida!
Os seus encantos vão para além dos típicos kilts e a gaita de foles. Fique a conhecer os melhores locais de Edimburgo, que se fragmenta entre a cidade velha e nova, para adicionar ao roteiro da sua viagem!
Quando visitar Edimburgo?
Em Edimburgo há sempre algo a acontecer, não fosse esta a capital da Escócia. Por isso a melhor época para visitar dependerá sempre dos seus interesses e gostos.
Se o seu fator decisivo é o clima, então prepare-se para reviravoltas. O clima de Edimburgo é bastante incerto, podendo viver num só dia as quatro estações do ano.
Por isso, não pense e simplesmente parta à aventura porque, em qualquer altura do ano, esta maravilhosa cidade irá certamente encantá-lo!
Roteiro: o que visitar em Edimburgo?
Numa cidade com tantos séculos de história, difícil é decidir o que quer mesmo visitar. Depende do tempo que tem disponível, mas há muito para ver.
Castelo de Edimburgo
O monumento mais emblemático e, sem dúvida, de paragem obrigatória! O Castelo de Edimburgo situa-se no topo da montanha da Cidade Velha e é considerado o berço da capital, contando com mais de 1400 anos de história.
Outrora residência real e base militar, atualmente é um célebre museu histórico que acomoda as maravilhosas jóias da coroa escocesa, conhecidas como Honras da Escócia.
Se é fã de monumentos repletos de história, o Castelo de Edimburgo dá-lhe a oportunidade de visitar, num só lugar, os aposentos reais, as prisões sob o Great Hall, o ilustre canhão Stone of Destiny e o Museu Nacional da Guerra da Escócia.
Royal Mile, o coração da Cidade Velha
De este a oeste, a Royal Mile é a ponte entre o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyroodhouse. A rua mais turística da cidade é a opção ideal para mergulhar nos encantos de Edimburgo.
Imagine um passeio ao som da tradicional gaita de foles enquanto visita as inúmeras atrações desta incrível rua. Alguma opções a considerar são a Catedral de Santo Egídio, o Beco de Mary King, o Parlamento Escocês e o Tribunal de Milne.
Não deixe de visitar os restaurantes típicos na Royal Mile e fique a conhecer a icónica coleção de whisky escocês e os seus segredos na Scotch Whisky Experience.
Palácio de Holyroodhouse
A segunda casa da família real britânica. No fim da Royal Mile, encontrará o pomposo palácio com decoração barroca no interior.
Se tem curiosidade em conhecer os aposentos reais é possível visitar o Palácio, quando a família real não está na Escócia.
Embora certas áreas sejam privadas, durante a visita terá acesso às conhecidas salas de cerimónia e ao dormitório real. Além disso, pode visitar a preciosa Great Gallery, com 96 retratos dos membros da dinastia e o quarto de Mary, a Rainha dos Escoceses.
Museu nacional da Escócia
Uma visita obrigatória e gratuita! Apesar de reconstruir o passado da Escócia até aos feitos mais atuais, o museu é bastante dinâmico, interativo e moderno.
Prepare-se para 6 andares recheados de conhecimento sobre os mais variados domínios. Ciência, tecnologia, arqueologia, moda e arte.
Não perca a oportunidade de ver a famosa ovelha clonada, Dolly, que se encontra embalsamada no museu. Observe a guilhotina do século XV, The Maiden, e permita-se a uma viagem no tempo com o Millennium Clock Tower.
Uma subida ao Calton Hill
Edimburgo tem muito que oferecer aos amantes da natureza. Na parte nova da cidade, encontrará o Calton Hill, uma montanha no interior de um grande parque verdejante.
O local ideal para passear no meio da natureza escocesa enquanto aprecia monumentos imperdíveis, entre os quais Dugald Stewart Monument, Nelson Monument e National Monument.
Uma visita imperdível se deseja uma vista panorâmica de tirar o fôlego!
Jardins de Prince Street
Uma jóia da natureza entre a Cidade Nova e a Cidade Velha. Os Jardins de Prince Street oferecem uma vista privilegiada para o Castelo de Edimburgo.
Deixe-se rodear pela encantadora natureza escocesa e pela beleza característica destes jardins, enquanto aprecia a Ross Fountain do século XIX e o surpreendente relógio floral que é renovado, anualmente, na primavera.
Seja para descansar um pouco ou tirar umas belas fotografias, este jardim é uma ótima opção a incluir no seu roteiro!
Victoria Street e Grassmarket
A Victoria Street e o Grassmarket são paragem imperativa para aquelas que gostam de uma boa e típica experiência gastronómica.
Em ambos os locais pode encontrar os melhores restaurantes de Edimburgo e admirar os edifícios históricos, que permanecem quase inalterados. Carismáticas e amantes da cultura, estas ruas são palco de muitos eventos e atuações.
Os edifícios pitorescos com cores vívidas são o ponto de luz no centro de Edimburgo. Não perca a oportunidade de tirar fotografias incríveis neste espaço!
Caso estas opções soem a pouco, uma excursão pelas galerias subterrâneas, uma noite num pub escocês, ir ao Fringe Festival em agosto e visitar o Royal Yacht Britannia são algumas atividades que ainda pode adicionar ao seu roteiro.
Perante estas escolhas fantásticas para o seu roteiro, só lhe resta fazer as malas e partir para Edimburgo. Um fim de semana, uma semana ou um mês…você decide!