Share the post "Educação de Infância: oferta formativa e saídas profissionais"
Educação de Infância é uma atividade profissional que exige a conclusão dos estudos superiores em Educação Básica. Em regra, um Educador de Infância tem de orientar e supervisionar um determinado grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro meses e os cinco anos.
Outra responsabilidade de um professor de Educação de Infância é colocar em prática recursos, orientações e estratégias educativas devidamente adequadas ao desenvolvimento dessas crianças e exercer o papel de mediador junto dos pais ou tutores. É, por isso, necessário observar as crianças, reconhecer as suas capacidades e detetar as suas primeiras dificuldades.
Educação de Infância: planos curriculares e saídas profissionais
A Licenciatura em Educação Básica – um curso disponível em várias instituições de ensino superior públicas e privadas – pretende formar técnicos capazes de desenvolver a sua atividade profissional na área da educação infantil e básica, em diferentes contextos educativos.
Esta licenciatura resultou da necessidade que se colocou aquando da adequação e atualização de algumas licenciaturas na altura em vigor – Educação de Infância e Ensino Básico no 1º Ciclo – ao Processo de Bolonha.
São objetivos fundamentais deste curso de ensino superior:
- Dotar os alunos de um conjunto de competências e aptidões que lhes possibilitem, posteriormente, proporcionar às crianças uma aprendizagem com sucesso;
- Observar e avaliar diferentes contextos educativos;
- Desenvolver o espírito crítico e uma abertura perante a diversidade;
- Trabalhar a curiosidade intelectual e a criatividade;
- Ser capaz de resolver problemas e imprevistos com autonomia, entre outros.
Planos curriculares
O 1.º ciclo de estudos corresponde à Licenciatura em Educação Básica. Tem a duração de 3 anos, ou seja, corresponde a 6 semestres de aulas.
O 2.º ciclo de estudos corresponde ao Mestrado e confere habilitação profissional para a docência. Durante este ciclo, cada aluno tem a possibilidade de escolher a sua especialidade: Educação Pré-escolar (Educação de Infância), 1.º ciclo do Ensino Básico ou 2.º ciclo do Ensino Básico.
Saídas profissionais
Um licenciado nesta área poderá desenvolver atividade profissional em:
- Projetos educativos formais e não-formais (por exemplo, no estudo acompanhado);
- Instituições de caráter cultural (por exemplo, ludotecas e bibliotecas municipais, museus e centros de ciência, quintas pedagógicas, centros culturais, campos de férias e centros de ocupação de tempos livres);
- Jardins-de-infância, creches, escolas e centros de apoio ao estudo;
- Divisões educativas e de lazer em Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais, assim como Instituições de Solidariedade Social.
Pode, ainda, integrar projetos de investigação, ensino à distância, conceber recursos didáticos, prestar apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e apoio escolar a imigrantes, entre outras possibilidades.
Licenciatura em Educação de Infância: instituições
Esta licenciatura existe nas seguintes instituições:
- Escola Superior de Educação de Viana do Castelo;
- Escola Superior de Educação de Coimbra;
- Universidade de Aveiro;
- Universidade do Minho;
- Universidade do Algarve;
- Escola Superior de Educação Jean Piaget;
- Escola Superior de Educação Paula Frassinetti;
- Escola Superior de Educação Almeida Garrett;
- Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro;
- ISPGaya;
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal;
- Instituto Politécnico de Leiria;
- Instituto de Estudos Superiores de Fafe;
- Instituto Politécnico de Castelo Branco, entre outras.
Veja também: