A educação para saúde tem como objetivo criar ambientes saudáveis de aprendizagem e transmitir conhecimentos que promovam e protejam a saúde. Uma criança saudável, será um adulto saudável.
A importância de uma população saudável não se resume apenas ao individuo ou à saúde pública, a saúde é também um indicador económico de uma sociedade ou país.
Uma população saudável e ativa produzirá mais ganhos para a riqueza de um país e menos custos para os sistemas de saúde e de segurança social, sendo também, por isso, uma das preocupações dos governos mundiais.
Os programas de promoção da saúde e bem-estar assentam na prevenção e adoção de comportamentos saudáveis, nomeadamente nas áreas da saúde oral, saúde mental, alimentação e atividade física, prevenção da toxicodependência e educação para a sexualidade.
Naturalmente, devido à pandemia causada pela COVID-19, entram também nesta equação da promoção da saúde, ensinamentos que podem ajudar a prevenir futuras crises sanitárias.
Embora não haja um programa propriamente dito sobre este tema, a verdade é que a informação tem sido disponibilizada, bem como recomendações para organização, ensino e aprendizagem, e tem sido adotada pelas escolas e pais.
Continue a ler e conheça alguns programas e orientações dedicados a este tema da promoção da saúde.
Educação para a saúde: programas e orientações
Projeto SOBE
O projeto Saúde Oral e Biblioteca Escolar (SOBE) tem por objetivo informar sobre a importância da lavagem dos dentes e promovê-la em concreto, junto das crianças e pais do pré-escolar. É um projeto nacional que envolve a Direção-Geral de Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.
A nível de escola desenvolve-se através da parceria entre as bibliotecas escolares e os Centros de Saúde.
Este projeto veio contribuir para a integração da saúde oral no currículo e no dia-a-dia escolar.
Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde
A Direção-Geral da Educação (DGE) tem um programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde que tem como conceito orientador a definição de Escola Promotora da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS):
Uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A Escola Promotora da Saúde é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde.
São objetivos da DGE promover:
- A literacia em saúde;
- Atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis;
- Comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
- Condições ambientais para uma Escola Promotora de Saúde;
- O acesso universal à educação para a saúde em meio escolar;
- A oferta qualificada da educação para a saúde em meio escolar;
- O apoio consolidado aos projetos em meio escolar.
Este programa foca-se, essencialmente, nas seguintes áreas:
- Saúde Mental e Prevenção da Violência;
- Educação Alimentar e Atividade Física;
- Comportamentos Aditivos e Dependências;
- Afetos e Educação para a Sexualidade.
Educação para a saúde e bem-estar
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) defende que:
uma educação de qualidade é a base da saúde e do bem-estar.
Assim sendo, na Estratégia da UNESCO sobre Educação para Saúde e Bem-estar, está o apoio aos sistemas de educação para fortalecer os vínculos entre educação e saúde.
Desta forma, reflete o crescente reconhecimento internacional de que é necessária uma abordagem mais abrangente à saúde escolar e uma ação coordenada em todos os setores.
COVID-19: educar para a saúde
Tendo em conta o cenário mundial de pandemia pela COVID-19, na página da UNICEF estão algumas orientações para o ensino e aprendizagem de crianças e jovens sobre este tema.
Sabendo da importância de crianças e jovens aprenderem e estarem informados para aumentar a resiliência e contribuírem ativamente na construção de uma comunidade mais segura e atenta, as orientações começam com a pergunta: Mas como envolver crianças de diferentes idades na prevenção e contenção da propagação do COVID-19 e outros vírus?
Jardim de Infância
- Promover bons comportamentos de saúde, como tapar o rosto quando tossir ou espirrar com o cotovelo e lavar as mãos com frequência;
- Cantar músicas enquanto se lava as mãos para praticar a duração recomendada de 20 segundos;
- Desenvolver formas de monitorizar a lavagem das mãos e recompensar a lavagem frequente das mãos;
- Usar bonecos para demonstrar sintomas (espirros, tosse, febre) e o que fazer se eles se sentirem doentes e como os confortar (cultivando empatia e comportamentos de cuidado seguros);
- Solicitar às crianças que se afastem umas das outras, através de jogos, como o esticar os braços ou “bater as asas” sem tocar nos colegas.
Primeiro Ciclo
- Ouvir as preocupações das crianças e responder às perguntas de maneira apropriada à idade; não as sobrecarregar com muita informação. Incentivá-las a expressar e comunicar os seus sentimentos. Discutir as diferentes reações que podem ocorrer e explicar que essas são reações normais a situações excecionais, como a atual;
- Reforçar a importância de cada um na prevenção da propagação do COVID-19;
- Ajudar as crianças a entender os conceitos básicos de prevenção e de contenção de doenças. Usar exercícios que demonstrem como os vírus se podem propagar. Por exemplo, colocando água colorida num spray e pulverizar sobre um pedaço de papel branco e observar até onde as gotas se dispersam;
- Demonstrar por que é importante lavar as mãos por 20 segundos com água e sabão;
- Solicitar aos alunos que analisem textos para identificar comportamentos de alto risco e sugiram comportamentos modificadores.
Segundo e terceiro ciclos e ensino secundário
- Certificar que todas as preocupações dos alunos são ouvidas e registadas, promovendo um momento de informação e partilha;
- Reforçar a importância de cada um na prevenção da propagação do COVID-19:
- Introduzir o conceito de distanciamento social;
- Reforçar os bons comportamentos de saúde, como tapar o rosto, quando tossir ou espirrar com o cotovelo e lavar as mãos com frequência;
- Lembrar os alunos que podem reforçar os comportamentos saudáveis dos seus pares e familiares;
- Incentivar os alunos a prevenir e enfrentar o estigma e a discriminação;
- Discutir as diferentes reações que podem ocorrer e explicar que são reações normais a situações excecionais. Incentivar a partilha e comunicação dos seus sentimentos;
- Promover a criação de grupos de jovens que possam partilhar factos sobre saúde pública;
- Incorporar a educação para a saúde nos assuntos da escola:
- As aulas de ciências podem incluir o estudo do vírus, a transmissão de doenças e a importância das vacinas;
- As ciências sociais podem abordar a história das pandemias e a evolução das políticas de saúde e de segurança pública.