A expressão “ficar sem travões” é bem conhecida e é uma das piores situações que podem acontecer quando se conduz um veículo. Um dos problemas que a pode originar é o efeito fading dos travões. O efeito de fading significa “desvanecimento” na sua tradução literal do inglês, o que é o mesmo que dizer perda de eficácia dos travões.
Nesse sentido, cada condutor deve saber o que é e como detetá-lo, o que o pode causar e mesmo como pode ser evitado.
Para ajudar, ao longo do artigo vamos então tudo isso e, mais importante de tudo, como manter os travões intactos.
O que é o efeito fading dos travões?
Com efeito, o uso intensivo do sistema de travagem causa então o efeito fading dos travões, um fenómeno conhecido como desvanecimento. Sofrer esta perda de eficiência do sistema pode levar a uma das situações mais perigosas ao conduzir um veículo – ficar sem travões.
É então um fenómeno que está então diretamente relacionado com a segurança do condutor. Logo, convém agir e saber identificar as suas causas.
Quais as suas causas?
Existem uma série de origens por detrás deste desvanecimento. As principais são:
- Uso intensivo dos travões. A má manutenção do sistema de travagem, a condução inadequada ou o peso excessivo podem agravar este fenómeno.
- Sobreaquecimento do sistema de travagem. Esta utilização contínua leva então ao sobreaquecimento de alguns elementos do sistema, principalmente das pastilhas e discos de travões, mas também do fluido dos travões. Por exemplo, as altas temperaturas podem fazer com que as pastilhas de travão percam a sua eficácia em contacto com o disco de travão (cristalizam).
- Manutenção inadequada. Este comportamento é essencial, seja qual for o componente automóvel. Nada como a prevenção.
- “Travagem dura”. O fluido dos travões excede a temperatura ideal de funcionamento. Com isto, ferve, fazendo aparecer bolhas de ar, o que é percetível quando o pedal do travão for pressionado. Nestes casos, fica mais duro e com menos eficiência.
Em casos extremos, como já referido, o veículo pode mesmo ficar sem travões, especialmente se combinado com a falta de manutenção adequada dos elementos envolvidos.
Tipos de fading
Após conhecer as causas, pode-se dizer também que o efeito fading dos travões pode surgir então de duas formas distintas.
Uma delas é quando a superfície das pastilhas de travão cristaliza porque ultrapassaram o limite de temperatura. O pedal do travão é mais duro, o que causa uma travagem muito menos eficiente.
O segundo tipo ocorre quando o fluido atinge o ponto de ebulição e aparecem bolhas de ar. Isto torna o pedal do travão muito mais suave.
Estes dois tipos de fading podem ser bastante úteis na identificam do problema.
Consequências do efeito fading dos travões
Com tudo isto, é natural que surjam então “problemas” e, por vezes, podem ser bem sérios caso não exista uma prevenção atempada. Antes de saber como prevenir o fading, saiba quais as principais consequências deste fenómeno.
- Situação perigosa. Pode ter um acidente de viação se não souber como lidar com os sintomas de fading.
- Visita ao mecânico (gastos na carteira). Quase que seria lógico esta estar nesta mini lista. Se as pastilhas de travão cristalizarem, terão de ser lixadas para restabelecer a sua potência de travagem. Contudo, se os travões tiverem sido utilizados intensivamente, é possível que os discos ou tambores tenham sido danificados e devam ser substituídos.
- Bolhas de ar no sistema de travagem: neste caso, basta sangrar o sistema de travagem para remover o ar. Esta é também uma boa oportunidade para substituir o fluido dos travões. Lembre-se de que o fluido dos travões perde as suas propriedades com o tempo.
Como atuar quando se “fica sem travões”?
Se o efeito fading dos travões estiver a dar de si em plena condução, este é um sinal claro de que os travões estão a “sofrer” com algumas das causas mencionadas.
Nesta situação, o ideal é travar com o motor. Além disso, reduza as mudanças. Mantenha sempre a calma. A seguir, uma visita ao mecânico mais próximo.
Como evitar o efeito fading dos travões?
O desvanecimento pode ser prevenido de várias maneiras. As mais recomendadas para a prevenção do são:
- Evitar, na medida do possível, o uso prolongado e intensivo dos travões, especialmente ao conduzir em declives.
- Manter o sistema de travagem corretamente.
- Mudar o líquido dos travões todos os anos: o líquido dos travões tem uma vida útil limitada, pelo que os fabricantes de veículos recomendam a sua mudança anual.
- Utilizar sempre peças sobressalentes de qualidade no sistema de travagem.
Além de tudo isto, é muito importante conduzir eficientemente. Uma condução defensiva e eficiente é meio caminho andado para evitar este fenómeno.
Agora que já sabe, quando “ficar sem travões”, sabe que pode estar a sofrer o efeito fading dos travões.