Não é um assunto propriamente agradável, mas aqui falamos de realidade e isto é algo que acontece muito: eliminar o cheiro a suor da roupa é uma questão que todos colocamos a qualquer altura da vida.
As marcas são mais visíveis e frequentes na região das axilas e podem provocar manchas amareladas na roupa que podem ser difíceis de eliminar, podendo até danificar em definitivo os tecidos.
É um problema que se manifesta mais nas roupas de atletas, desportistas ou, simplesmente, na roupa de pessoas muito ativas ou com problemas de sudorese, pela notória dificuldade em manter a roupa fresca em determinados momentos.
Para evitar situações constrangedoras, revelamos várias dicas a que prestar muita atenção…
Por que motivo o suor se entranha na roupa?
Muitas pessoas não sabem, mas o suor em si é incolor. Então, por que aparecem manchas amarelas na roupa? Isto acontece porque o contacto do suor com a roupa liberta sal, proteínas e óleos da própria pele que, por sua vez, deixam resíduos, e esses sim levam ao aparecimento de manchas.
Na maior parte das vezes, esses resíduos e substâncias desaparecem imediatamente após a correta lavagem da roupa, mas nem sempre, principalmente se não souber bem o que fazer ou se for um caso grave.
É certo que este problema é mais evidente na zona das axilas, porém, pode também aparecer noutras partes do corpo, como pescoço e costas.
Eliminar o cheiro a suor da roupa: não faça isto
Quando sentimos o cheio a suor na roupa o que fazemos habitualmente? Carregamos no desodorizante ou no perfume para camuflar o problema. É certo que obtemos uma solução imediata e rápida, porém tal ação apenas mascara temporariamente o odor. E, além do cheiro, temos o problema das manchas que não desaparecem ao borrifar com determinado spray, logo, não é, de todo, um método eficaz.
Outro erro comum é colocar bolsas e outros produtos anti traça no armário, achando que isso irá ajudar a eliminar o cheiro a suor da roupa. Mas, de facto, esse não é o objetivo. Esses artigos foram concebidos para proteger a roupa da humidade e para afastar traças do seu roupeiro, pelo que se pensar que poderá ser utilizar os produtos para outro efeito, não vai resultar.
Um outro erro a evitar é juntar roupa que tenha sido usada e que possa conter algum cheiro a suor com roupa completamente limpa e lavada. A mistura de odores não vai dar bom resultado. Adivinhe qual vai sobressair?
Quando temos manchas em roupas, o uso de lixívia é relativamente comum para resolver o problema, porém tal não acontece com as manchas provocadas pelo suor. Os produtos à base de cloro, como é o caso da lixívia, podem tornar a roupa ainda mais amarela e corroer mais rapidamente as fibras do tecido, acabando assim por estragar a roupa.
Como eliminar o cheiro a suor da roupa: conselhos a ter em conta
Não deve entrar em pânico e tentar soluções provisórias se lhe parecerem duvidosas. Há solução para resolver o problema do cheiro a suor na roupa. A começar pela separação da roupa suja e da roupa limpa (nada de misturas, como já indicamos).
Depois, deve colocar a peça, ou peças, de roupa de molho o quanto antes após a retirar e preferencialmente em água fria com um pouco de sabão ou líquido neutro. Esta pré-lavagem é essencial para começar desde logo a eliminar o problema, recorrendo depois à lavagem normal para manter a sua peça de roupa no melhor estado possível.
A questão da água fria tem uma boa razão de ser: o uso de água quente pode fixar a nódoa na roupa, aderindo-a mais ainda ao tecido. Por isso, o uso de ferro de engomar em peças com nódoas mais difíceis de retirar ou em peças que fiquem manchas com facilidade é, também, de evitar. Como tal, se engomar a roupa, evite fazê-lo nas zonas mais comuns para o aparecimento das manchas.
As manchas provocadas pelo suor podem beneficiar do uso de bicarbonato de sódio. Assim, pode juntar uma chávena deste produto à pré-lavagem que referimos anteriormente. Depois, passe por água e lave normalmente.
Em vez do bicarbonato de sódio, no momento da pré-lavagem também pode colocar duas chávenas de vinagre na água, ou três ou mais se for mais do que uma peça e o volume de roupa a lavar seja considerável.
Produtos que podem eliminar o cheiro a suor da roupa
Para avançar com a limpeza de uma roupa impregnada com o cheiro a suor ou até mesmo manchada, poderá utilizar praticamente qualquer detergente que encontre à venda no supermercado. Todavia, há alguns mais apropriados pelas suas características. Conheça alguns exemplos.
Surf Tropical
Este produto possui deliciosos cheiros a flores e frutas, que são perfeitos para eliminar qualquer vestígio de cheiro a suor.
Persil Gel Universal
Este detergente possui uma tecnologia limpeza profunda, que penetra no interior das fibras removendo até as nódoas mais difíceis. Por isso, pode começar a dizer adeus às manchas amarelas, sem que isso danifique os seus tecidos. Além disso, é um produto de limpeza mais sustentável:
“menos desperdício de plástico, menos petróleo, menos água, menos energia e menos CO2”.
Skip Ultimate Active Fresh
A marca Skip é bastante conhecida do público e este produto em específico promete a remoção eficiente das nódoas, mantendo o cuidado da roupa e uma frescura duradoura.
Depois de todas estas dicas, há ainda um pormenor importante a considerar para manter a sua roupa cheirosa e sem vestígios de manchas: deixar a roupa secar ao natural, sempre que possível e preferencialmente no exterior em local onde possa estar em contacto com o sol se for uma peça de roupa branca ou à sombra de for uma peça de roupa colorida.