A gordura localizada diz respeito ao excesso de gordura em determinadas regiões corporais. No caso das mulheres, por exemplo, ela é mais comum em zonas como as coxas, abdómen, braços, glúteos ou joelhos. Já nos homens, é mais frequente na região abdominal e nas costas.
Embora uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico sejam formas de eliminar a gordura localizada, há também outras formas de eliminar gordura localizada que vale a pena conhecer.
São tratamentos estéticos, com eficácia comprovada, que o podem ajudar nessa luta contra a acumulação de massa gorda.
Eliminar gordura localizada com tratamentos estéticos
Lipoaspiração Não Invasiva Titan
Este é um tratamento destinado à eliminação de gordura em áreas localizadas do corpo. Este é um método isento de riscos e sem o custo dos procedimentos invasivos, como as cirurgias tradicionais. Com este tratamento pode reduzir centímetros na zona abdominal, coxas, glúteos, braços e pernas.
Radiofrequência Tripolar Cronus
Esta tecnologia atua, simultaneamente, nas diferentes camadas da pele, garantindo 100% de eficácia. À superfície, ela assegura a tonificação cutânea e o combate à flacidez. Já nas camadas mais profundas, ela atinge a gordura e a celulite. Logo após o primeiro tratamento, irá sentir o corpo mais firme, tonificado, sem flacidez e sem celulite.
BodyShape
Este método permite, de forma indolor, “queimar” gorduras e a tonificar os músculos em zonas como abdómen, ancas, coxas, peito ou braços, como se estivesse a praticar exercício físico. Este tratamento usa raios infravermelhos filtrados do tipo A e micro correntes de Kotz. O resultado é um corpo mais definido, rejuvenescido e sem gordura localizada.
Para quem está muito distante da faixa de considerada saudável, o foco inicial deve ser em emagrecer. E depois, em um segundo momento, “atacar” as gordurinhas teimosas que ficaram pelo caminho.
7 Formas de eliminar a gordura localizada com a alimentação e o exercício físico
Decida emagrecer
Antes de concentrar na eliminação da gordura localizada, deve tentar perder algum peso, caso não esteja dentro dos valores adequados à sua estatura.
Faça treinos de alta intensidade
Sessões curtas de exercício aeróbico ou outros treinos de alta intensidade ajudam a perder gordura a longo prazo e, ainda, a preservar a massa muscular.
Melhore a sua alimentação
A sua alimentação deve estimular a eliminação da gordura, pelo que devem evitar-se produtos ricos em açúcar, gordura saturada e hidratos de carbono simples.
Aposte nas fibras e nas gorduras boas e mais saudáveis. Evite o álcool e privilegie cereais integrais, leguminosas, verduras, legumes e frutas.
Beba chá verde
Ingira por dia 2 a 3 chávenas de chá verde puro ou com limão e usufrua de todos os seus benefícios, incluindo a eliminação de gordura localizada. Este chá asiático é composto por cafeína e fenólicos (catequinas) que aceleram o metabolismo, queimando assim as gordurinhas.
Os estudos evidenciam que esta bebida é mesmo capaz de reduzir a circunferência abdominal, o percentual de gordura corporal e até a gordura presente sob a pele.
Como é uma importante fonte de antioxidantes, este chá combate os radicais livres e as inflamações que potenciam a formação de depósitos de gordura.
Privilegie as proteínas
As proteínas de alto valor biológico são muito importantes no que toca à perda de gordura. Os seus aminoácidos são benéficos para a perda de peso e redução das medidas.
Eles ajudam a controlar o apetite, a acelerar o metabolismo e a acabar com as células de gordura. De um modo geral, sugere-se a reserva de 25% a 30% das calorias diárias para as proteínas, para uma eficaz eliminação de gorduras.
Experimente musculação
A prática de exercícios de resistência contribui bastante para a eliminação das gorduras localizadas. A musculação é a melhor maneira de formar e/ou manter a massa muscular. O ideal é combinar exercícios de musculação com exercícios de aeróbica.
Idealmente, esta visita ao ginásio deve ser feita duas a três vezes por semana e a boa notícia é que estes exercícios irão acelerar o seu metabolismo e ele irá ficar nesse ritmo acelerado, mesmo algumas horas após o treino.
Evite o stress
Pode não acreditar, mas a ansiedade, o nervosismo e a agitação do dia a dia podem mesmo ser responsáveis pela gordura localizada. A explicação é simples. O stress liberta cortisol, uma hormona que dificulta a eliminação da gordura. Além disso, níveis elevados de cortisol no sangue provocam o aumento do apetite e estimulam a transformação dos alimentos em gordura.
Para combater este problema, deve praticar atividades tranquilas que ajudem a acalmar a mente e a promover o relaxamento. Por exemplo: fazer exercícios de respiração, meditação, yoga ou caminhadas.