Ekonomista
Ekonomista
12 Mai, 2023 - 10:38

Exponor: EMAF aposta na transformação digital da indústria

Ekonomista

A EMAF é a maior feira de maquinaria e indústria em Portugal. Decorre entre 31 de maio e 3 junho na Exponor.

EMAF vai decorrer na exponor

Considerada a maior feira nacional do setor, a EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria – volta à Exponor entre os dias 31 de maio e 3 de junho para a sua 19ª edição, renovando a aposta no setor e potenciando a internacionalização de tecnologia, inovação e conhecimento técnico especializado.

Dos mais de 400 expositores confirmados nesta edição, destaca-se a forte presença internacional, nomeadamente, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha.

“Transformação Digital da Indústria” serve de mote à edição deste ano, convidando empresários, consultores, projetistas, gestores e decisores das mais variadas áreas industriais a debater as necessidades reais das empresas no contexto global e a olhar para o futuro do setor, que tem vindo a ser especialmente testado no contexto social, político e económico dos últimos anos. 

O tema da digitalização está na ordem do dia e pode ainda estar numa fase inicial neste setor. São pelo menos as conclusões do estudo divulgado pelo grupo multinacional francês Schneider Electric e pela consultora Omdia, que revelou que grande parte do tecido industrial está ainda a preparar-se para desenvolver o seu caminho no digital e que 94% das empresas considera que a transformação digital terá um forte impacto nas suas operações nos próximos anos.

Num percurso que é desafiante, 78% dos inquiridos avançaram que já estão a implementar ativamente iniciativas digitais, com mais de 50% a admitir que ainda não está totalmente capacitada.

A automação surge como uma das principais tendências da transformação digital na feira e a portuguesa Teclenajuncor é uma das empresas especializadas já confirmadas, que surgiu recentemente como resultado da união de duas empresas históricas (a Teclene e a Juncor), com mais de 40 anos no ativo.

Marco Oliveira, diretor de marketing da Teclenajuncor, não tem dúvidas de que a automação é essencial para a transformação digital das empresas e acrescenta “Na Teclenajuncor já convivemos com os conceitos de Indústria 4.0 e 5.0 de forma natural, e temos bastantes soluções que fazem a transição geracional entre estas indústrias. Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos parceiros, de modo a poder apresentar aos clientes amplas soluções integradas que garantam o máximo desempenho e eficiência dos seus processos”.

“De forma inevitável, essas soluções envolvem, cada vez mais, uma forte componente digital, de integração com sistemas informáticos, de trabalho em rede e de partilha e armazenamento de informação na cloud”, acrescenta Marco Oliveira.

Bolsa de emprego

A 19ª edição da EMAF faz-se acompanhar da 2ª edição da Bolsa de Emprego, uma ferramenta que apresenta oportunidades de emprego das empresas expositoras em diversas áreas do setor da indústria. Já disponíveis online, as vagas em aberto representam uma oportunidade de entrada no mercado para muitos profissionais. A adesão a esta plataforma tem sido crescente e muito positiva.

Por fim, para garantir o contacto direto entre visitantes e expositores, a feira disponibiliza a plataforma digital E+E EMAF, com vista a promover o conhecimento e o trabalho em rede, fortalecendo ainda mais a relação entre visitantes e expositores. Trata-se de uma rede de networking que permite agendar reuniões, funcionar como um espaço de conferências e workshops online, entre outras mais-valias.

De recordar que na edição de 2021, a EMAF abriu portas a cerca de 20.000 visitantes, oriundos de 57 países e 390 expositores. Na edição de 2023, o maior evento do setor em Portugal, regressa à Exponor para potenciar a transformação digital no setor industrial.

Veja também