Share the post "Email de follow up a entrevista de emprego: como e quando enviar"
Dar seguimento à sua entrevista de emprego não está apenas na mão dos recrutadores. Muitas empresas avaliam o grau de interesse dos candidatos, e saber escrever um bom email de follow up é uma competência que pode ser decisiva no processo de recrutamento no qual está envolvido.
Antes de enviar um email de follow up
1. Demonstre o seu interesse pelo processo de recrutamento
Faça perguntas relevantes sobre a empresa e as funções da vaga à qual concorre. Tome nota do nome e contacto do recrutador, e procure saber o prazo expectável em que os candidatos receberão resposta.
2. Faça um apanhado mental da entrevista
Tome nota dos pontos que correram melhor e pior, da informação discutida, e quaisquer objeções ou preocupações demonstradas pelo recrutador.
3. Seja paciente
Nunca questione sobre o resultado do processo de seleção antes do prazo expectável que lhe foi indicado.
4. Envie um email de agradecimento
Algumas horas depois da entrevista, envie um email agradecendo a quem o entrevistou pelo tempo que lhe dispensaram, e sublinhe o seu interesse na empresa e vaga para a qual foi entrevistado.
Pode aproveitar para fazer menção a algo que tenha sido discutido, ou anexar conteúdo que ache relevante para a sua candidatura, como por exemplo, links para redes sociais, portfólio online, etc.
Pode utilizar o exemplo que se segue como template.
Assunto:
Obrigado pelo tempo dispensado – Entrevista para [descrição da vaga de emprego]
Corpo do email:
Sr./ Sra. [nome do recrutador],
Gostaria de lhe agradecer pelo tempo que dispensou para a nossa entrevista de hoje, qualquer que seja o resultado do processo de seleção.
Fiquei bastante entusiasmado com a informação que me forneceu sobre a [nome da empresa], e sobre as funções para as quais fui entrevistado.
Acredito que os meus conhecimentos ao nível da [área de negócio], juntamente com a minha [característica pessoal], seriam perfeitos para a posição.
Aproveito para lhe deixar em anexo alguns dos projetos mencionados na entrevista.
Mais uma vez obrigado pela consideração. Aguardo com expectativa o seu contacto.
Melhores cumprimentos,
[Nome]
[Email]
[Número de telefone]
[LinkedIn]
[Website]
Notas:
Faça ajustes a este template de acordo com o nível de formalidade da entrevista.
Reveja o texto várias vezes, de forma a evitar erros gramaticais.
Se vai enviar links de redes sociais, é importante que estas não tenham conteúdo que o faça parecer pouco profissional.
5. Faça uma conexão valiosa no LinkedIn
Fará mais sentido para determinadas áreas de negócio mas, de forma geral, o LinkedIn é uma ferramenta de trabalho de grande valor atualmente.
Procure o recrutador na rede social, e faça uma conexão que lhe poderá ser bastante útil no futuro.
Escreva um email de follow up caso não seja contactado
Lembre-se que o responsável da empresa tem que lidar com muitas outras questões, e o recrutador tem outros processos de seleção para gerir. A única pessoa cujo pensamento está 100% focado no assunto é você.
É normal que os processos de recrutamento se atrasem. Não receber resposta no dia combinado não é sinónimo de ter sido desconsiderado.
É aconselhável que aguarde cerca de uma semana após o prazo combinado, antes de enviar um email a questionar sobre o resultado da sua candidatura.
Pode utilizar o exemplo que se segue como template.
Assunto:
Feedback sobre a minha candidatura para [descrição da vaga de emprego]
Corpo do email:
Olá Sr./ Sra. [nome do recrutador],
Compreendo perfeitamente que estes processos de seleção estão sujeitos a atrasos mas, como já se passaram algumas semanas desde a nossa entrevista, gostaria de saber se a vaga já foi preenchida e também de reforçar o meu interessa na vaga.
Continuo a acreditar ser a pessoa indicada para o cargo, e estou totalmente disponível para uma segunda entrevista, ou para disponibilizar qualquer outro tipo de informação que considere essencial para a candidatura.
Por favor não hesite em colocar qualquer questão e, caso a vaga já tenha sido preenchida, mais uma vez obrigado pelo tempo dispensado.
Melhores cumprimentos,
[Nome]
[Email]
[Número de telefone]
[LinkedIn]
[Website]
Notas:
Faça ajustes a este template de acordo com o nível de formalidade da entrevista.
Reveja o texto do seu email de follow up várias vezes, de forma a evitar erros gramaticais.
Não tenha medo de perguntar o que falhou, de forma a que possa melhorar no futuro.