A verdade é que o mundo tem vindo a tornar-se cada vez mais tecnológico e é, por isso, necessário que todos os profissionais estejam por dentro do que o mercado de trabalho procura. Vai candidatar-se a uma vaga de emprego online? Então prepare-se, porque vai precisar de um email template adequado, uma vez que quase todas as propostas de emprego pedem resposta por email e, claro, o envio em anexo do seu currículo.
A questão é que não basta que adicione simplesmente o seu currículo à candidatura e clique na tecla de envio; é necessário que saiba como escrever um email de forma adequada, de modo a conseguir captar a atenção do recrutador.
Para que não tenha dúvidas sobre este tema, explicamos-lhe tudo neste artigo.
Como criar um email template para se candidatar a uma vaga?
Se se vai candidatar a uma vaga de emprego, é crucial que acompanhe as tendências da era digital e é extremamente importante que compreenda que a forma como as empresas competem entre elas, trabalham e criam valor está constantemente a ser alterada pela tecnologia digital avançada.
E isso relaciona-se também sobre o email template mais apropriado. Ou seja, quando se candidata a um emprego e precisa de responder através de um email, este deve ser visto como uma carta de apresentação, através do qual refere, de forma simples, quem é e que, paralelamente, chame a atenção para as características que o tornam na pessoa ideal para ocupar as funções a que se candidata.
Se por um lado há uns anos os emails dos candidatos para as empresas eram de cariz formal, hoje o email template deve ser um pouco mais informal.
Não queremos com isto dizer que deve ser desleixado ou que deve estar completamente à vontade no email que enviar à empresa à qual se candidata. No entanto, existem algumas diferenças relativamente há uns anos.
Mesmo assim a resposta a uma candidatura de emprego deve obedecer a alguns critérios, isto porque, além de um currículo bem feito e estruturado, é necessário que a informação que consta no corpo do texto chame a atenção do recrutador de forma quase natural.
1. Utilize um endereço de email profissional
Sempre que tiver que enviar a sua candidatura via online, é essencial que utilize um endereço de email profissional.
Deve evitar utilizar endereços que contenham diminutivos e/ou alcunhas como por exemplo “joaninha” ou “theoneand_only“. Endereços que contenham este tipo de diminutivos ou alcunhas não são profissionais e não devem ser utilizados para aspetos relacionados com a sua vida profissional.
Portanto, se o seu endereço de correio eletrónico não é adequado, opte por criar um novo para que possa então enviar a sua candidatura de forma adequada. É rápido e totalmente gratuito.
2. Certifique-se que o assunto é objetivo
Quantos emails já deixou por abrir simplesmente por não terem um assunto revelador? A verdade é que este é um aspeto bastante importante quando o assunto é o email template. Apesar de não se tratar do corpo do texto, o assunto ou título do email deve ser objetivo quanto à sua intenção.
Precisa de uma ajuda? Utilize a palavra “currículo” ou “CV”, seguidamente o seu nome e a vaga à qual se está a candidatar. Por exemplo: CV João Silva – Gestor de Produto.
3. Apresente-se e contextualize
Para que o seu email seja adequado e de sucesso, deve começar com uma saudação adequada que demonstre respeito pelo recrutador como, “Caro” seguido do nome caso o saiba, ou da função.
Se preferir, hoje é também valorizado, em algumas empresas, o facto de escrever um email um pouco menos formal. Por isso, pode também optar por começar com um “Olá” ou “Bom dia”. Evite a todo o custo excessos de formalismos como, “Vossa Excelência”.
No primeiro parágrafo do seu texto deve começar por apresentar-se com o seu nome, nível académico, curso e alguns interesses pessoais e claro, deve referir também a vaga à qual se está a candidatar.
Por exemplo: “Bom dia, Rafael Brito. O meu nome é Ana Silva e sou licenciada em Gestão de Marketing, área na qual trabalho há
3 anos. Venho, por este meio, candidatar-me à vaga de Product Manager, divulgada no portal jobtide.pt.”
4. Fale das suas qualificações para o cargo
No seu email template, também devem ser referidas as suas qualificações para o cargo. Depois da saudação e da sua apresentação, deve referir, de forma sucinta, a experiência profissional e formação académica relevante para o cargo.
Evite sobrecarregar o corpo do email com aspetos secundários, isto é, deixe os detalhes para o seu currículo.
Por exemplo: “Nos últimos anos trabalhei como Gestora de Marketing numa agência publicitária, estando envolvida no desenvolvimento de campanhas para várias marcas nacionais de renome. Criei diversas estratégias de marketing para várias empresas, coloquei em prática algumas campanhas e realizei a respetiva monitorização. Estou habituada a trabalhar em equipa e acredito que podia ser uma mais-valia para a equipa de marketing da vossa empresa.”
5. Anexe o currículo
Não deve nunca colar o seu currículo no corpo do email, pois pode correr o risco de ficar completamente ilegível e estará, por isso, a dificultar a gestão da informação por parte do recrutador (falamos do reencaminhamento, da impressão e do download). No corpo do texto mencione que vai anexar o seu currículo.
Por exemplo: Para obter informação detalhada sobre a minha experiência profissional e formação académica consulte o currículo em anexo.
6. Agradeça a oportunidade, despeça-se e deixe os seus contactos
Termine o seu email de forma adequada. Mostre-se disponível para dar mais informações sobre o seu currículo e deixe outros contatos para que os responsáveis pelo recrutamento possam contactá-lo de uma maneira muito mais fácil.
Por exemplo: “Agradeço a avaliação da minha candidatura e coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento necessário.
Atenciosamente,
Ana Silva
Telefone
Site
Linkedin”
Para além do email template utilizado, deve certificar-se que utiliza uma linguagem clara e opte sempre por fazer uma revisão cuidada de tudo aquilo que escreveu.