Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
04 Mai, 2016 - 08:26

Emprego como Recepcionista: tudo o que precisa de saber

Margarida Ferreira

Trabalhar como recepcionista é ter um emprego de responsabilidade. O primeiro contacto com quem está do lado de cá é estabelecido por este profissional.

Emprego como Recepcionista: tudo o que precisa de saber

O recepcionista é a primeira pessoa que recebe o público e/ou o (potencial) cliente quando este chega a uma clínica, a um hotel, a uma empresa, a um escritório. Se pensa apostar nesta carreira, lembre-se que aqui não há ‘caras feias’. O sorriso é ponto de honra.

Cada vez mais, é reconhecida a importância desta posição por parte de quem contrata. Uma boa primeira impressão é meio caminho para o sucesso, pelo que a escolha dos candidatos é feita com rigor. Para emprego como recepcionista é necessário uma pessoa ‘desenrascada’, autónoma e, como não podia deixar de ser, multi-task.

Para que fique a conhecer um pouco melhor a profissão de recepcionista e possa ponderar a candidatura a um emprego na área, vamos dar-lhe uma ajuda. Respondemos de seguida a algumas questões práticas.


Emprego como recepcionista: o que precisa de saber


Quais são as funções desempenhadas por um(a) recepcionista?

Em termos gerais, as principais tarefas resumem-se a:

  • Receber as pessoas que se dirigem à instituição e prestar as informações solicitadas.
  • Atender as chamadas telefónicas e encaminhá-las aos, respectivos, destinatários.
  • Dirigir os visitantes (doentes, turistas, clientes,…) para os locais (consultório, sala, escritório…) ou para as pessoas pretendidas (médico, guia turístico, director…).
  • Receber e distribuir o correio.
  • Em algumas situações, gerir os emails, reencaminhando-os para os correctos destinatários.

Muitas vezes, certas responsabilidades administrativas também fazem parte do emprego como recepcionista. A título de exemplo, arquivar documentos, marcar reuniões, encomendar material de escritório. Naturalmente que as funções mais específicas variam de acordo com a área de negócio da empresa onde o(a) recepcionista trabalha.



Quais são os requisitos para exercer a profissão?

Uma boa memória visual e auditiva, bem como capacidade de organização e comunicação são fundamentais para se ser um bom recepcionista. Se a isto juntarmos simpatia, educação, um rápido raciocínio e flexibilidade, teremos encontrado um profissional de elevada qualidade. Não se esqueça, obviamente, que o cuidado com a aparência é imprescindível.



Que tipo de formação tem um recepcionista?

É um facto que a grande maioria das ofertas de emprego indica habilitações académicas ao nível do 12.º ano. No entanto, a formação profissional na área desempenha um papel crucial, ao contribuir para o aparecimento no mercado de profissionais mais qualificados e ‘treinados’ para o actual contexto.

A aprendizagem deve atender à especificidade da empresa onde poderá exercer o cargo. Por exemplo, se pensa trabalhar no ramo da hotelaria, poderá fazer a sua formação como recepcionista de hotel ou recepcionista de turismo. As Escolas do Turismo de Portugal leccionam ambos os cursos.

Naturalmente que o domínio de línguas, pelo menos o inglês, é fundamental. O contacto com pessoas nacionais e internacionais assim o obriga. Esteja num hotel, numa clínica ou num escritório, terá de lidar com várias nacionalidades, seja presencialmente, ao telefone ou via email. Aprenda línguas.



Quanto se ganha num emprego como recepcionista?

Cada caso é um caso, pelo que avançar valores concretos quando se fala de vencimentos é sempre complicado. A experiência, a formação, o currículo e, até, as competências sociais são tidas em consideração no momento de avaliar o candidato e definir o salário.

A área de negócio onde as funções são exercidas é também determinante para estabelecer o vencimento auferido mensalmente. Um recepcionista de hotel terá certamente um vencimento diferente de um recepcionista de uma clínica. Os contextos profissionais são diferentes assim como a especificidade de algumas tarefas.

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