Nos últimos anos, tem-se vindo a observar um crescimento consistente do setor agrícola português. A este crescimento, corresponde naturalmente o aumento da procura de mão-de-obra para as ofertas de emprego em agricultura. Saiba tudo sobre este setor em expansão.
Agricultura cresce em Portugal
Fonte: Unsplash/producteurslocaux
Comissão Europeia: 26% de oportunidades de emprego em agricultura
O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Vocacional (Cedefop), uma agência pública que trabalha para a Comissão Europeia e outras instituições, realizou em 2015 o estudo “Panorama das Qualificações” que projetou os mercados de trabalho dos vários países da União até 2025, usando previsões demográficas de longo prazo e previsões macro de mais curto prazo. O estudo previa que, até 2025, 26% de oportunidades em Portugal estariam no emprego em agricultura.
Crescimento do setor agrícola em Portugal
Em Portugal, a agricultura representa já 1/5 das exportações. A produção de azeite aumentou 80% em 2017, tendo as exportações de azeite registado, no final de 2017, um valor global de 496 milhões de euros, e na vinicultura a produção aumentou 10%.
Pode parecer que nada mudou nesta área, mas a verdade é que a agricultura portuguesa está a seguir um novo rumo, com várias mudanças ao nível da introdução de novas culturas, inovação tecnológica, utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, maior e melhor organização da produção, maior qualificação técnico-profissional e cobertura de novos mercados nacionais e internacionais.
Existem mais empresas a investir em Portugal e cada vez mais se incentiva a inovação na agricultura como forma de fazer evoluir todo o setor, tornando-o mais eficiente e rentável. Nascem cada vez mais startups agrícolas inovadoras e tecnológicas, e para corresponder às necessidades de um mercado em crescimento, surgem várias oportunidades de emprego em agricultura.
10 Exemplos de emprego em agricultura
1. Colheita, seleção e embalamento de fruta
São, por norma, funções de caráter temporário e são procurados candidatos já com experiência em colheita e/ou manutenção.
2. Plantação, manutenção e colheita de produtos hortícolas
Também são funções de caráter sazonal e é pedido a estes trabalhadores experiência em trabalho agrícola.
3. Hortos e viveiros
Experiência em trabalho agrícola, preferencialmente com flores ou plantas, disponibilidade para trabalhar ao ar livre e destreza manual.
4. Aplicador de fitofármacos
É pedido experiência na função e cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos.
5. Engenheiro Agrónomo, Florestal ou Ambiente
Terá que ter licenciatura numa destas áreas e conhecimentos de gestão agrícola.
6. Jardineiro
Terá de ter formação e experiência na área de jardinagem.
7. Supervisor de campo
Ter formação técnica na área agrícola e experiência em funções de supervisão de equipas.
8. Operador de máquinas agrícolas
Experiência na função e habilitação para trabalhar com máquinas agrícolas.
9. Arboricultor
Formação e experiência em funções que incluem poda, remoção, cuidados e plantio de árvores.
10. Arquitetos paisagistas
Licenciatura em Arquitetura Paisagística para exercer funções que incluem projetar jardins e espaços verdes, atendendo às necessidades do cliente e às restrições do espaço e do clima.
Veja também: