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Ter emprego em contabilidade implica ser minucioso, estar atento ao erro, estar à vontade com os números e ter excelentes competências matemáticas. Se acabou de se rever nesta descrição e tem formação superior na área da gestão, economia, contabilidade ou outros cursos similares, saiba como se tornar num contabilista certificado.
Emprego em Contabilidade: ser Contabilista Certificado
Anteriormente conhecida como Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, através da Lei n.º 139/2015 de 7 de setembro passou a ter a designação de Ordem dos Contabilistas Certificados.
Como ser um Contabilista Certificado?
Para ser Contabilista Certificado, anteriores Técnicos Oficiais de Contas, não basta ser licenciado em áreas ligadas à economia, implica também ter determinadas disciplinas no plano curricular do curso, contabilidade analítica é uma dessas disciplinas, e estar inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados.
Para ter um emprego em contabilidade como Contabilista Certificado é necessário fazer um exame e ainda ter em conta algumas restrições ao direito de inscrição na Ordem dos Contabilistas Certificados como por exemplo, não possuir idoneidade moral, estar interdito ao exercício da profissão em contabilidade ou condenação pela prática de crime doloso, nomeadamente de natureza fiscal, económica ou financeira.
O que faz um Contabilista Certificado?
Um Contabilista Certificado, além de tratar da contabilidade de uma empresa, certifica-se ainda que as contas estão de acordo com a lei e que são feitas as devidas contribuições ao Estado.
É responsável por toda a área financeira de uma empresa, incluindo a execução de relatórios onde são analisadas todas as questões ligadas à contabilidade e finanças.
Agora que já sabe o que é preciso para um emprego em contabilidade, confira as caraterísticas procuradas num bom contabilista.
7 qualidades de um bom Contabilista Certificado
1. Estar sempre atualizado sobre legislação e software de contabilidade;
2. Gosto pelo trabalho em equipa;
3. Bons conhecimentos matemáticos;
4. Ser metódico e organizado;
5. Grande capacidade analítica e interpretativa de dados contabilísticos;
6. Alta capacidade de concentração;
7. Dedicação.
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