Nos dias que correm, conseguir emprego em enfermagem não é fácil. O número de candidatos aumenta e o número de vagas diminui, isto a juntar ao fato das vagas existentes prometerem ordenados reduzidos aos profissionais de enfermagem.
Vamos saber tudo o que é preciso saber para que conseguir um emprego em enfermagem seja uma realidade.
Encontrar emprego em enfermagem em Portugal
A uma primeira vista pode-se afirmar que seguir a carreira de enfermeiro pode ser uma boa aposta, uma vez que a enfermagem é um dos cursos superiores que detém um alto índice de empregabilidade em Portugal.
Mas existe um outro lado da moeda, que nos diz que existe um problema por resolver no mercado de trabalho nesta área, no que toca à resposta perante a necessidade de haver um número de enfermeiros que assistem a população.
Se a média de enfermeiros nos países da OCDE é de 9.3 enfermeiros para cada 1.000 habitantes, em Portugal esse número situa-se muito abaixo: 4.2 enfermeiros para cada 1.000 habitantes.
Em Portugal, existem 47 cursos de formação quer em faculdades públicas quer em privadas e anualmente são licenciados mais de 3.000 enfermeiros.
Isto leva-nos a concluir que, se por um lado, existem muitos enfermeiros a entrar no mercado de trabalho anualmente, por outro lado parece não ser suficiente.
A internacionalização e o emprego em enfermagem
A resposta para o problema que mencionamos anteriormente poderá estar na internacionalização. O que se passa é que outros países europeus estão a absorver uma fatia grande dos enfermeiros portugueses. Segundo a Ordem dos Enfermeiros, em 2019 o número de enfermeiros a recorrerem à emigração bateu recordes, tendo registado um aumento de cerca de 60% em relação ao ano de 2018.
Outro dado relevante: metade dos enfermeiros que vão trabalhar para outros países têm como destino preferencial Reino Unido, Irlanda e a Suíça. Ao analisarmos os salários que lá poderão auferir, tudo fica mais claro: Portugal não tem condições para competir com os 2500 euros mensais como rendimento mínimo ( início de carreira) que esses países podem oferecer.
Emprego em enfermagem – as reivindicações do setor
Apesar de com a pandemia o setor da enfermagem ter ganho algum reconhecimento, as mesmas reivindicações de todo um setor perduram.
Acesso à especialização
Tudo indica que a enfermagem deverá multiplicar-se em termos de oferecer mais qualificações. A enfermagem de Saúde Comunitária ou Saúde Familiar são dois exemplos de duas especializações criadas pelo governo recentemente para dar resposta às demandas da profissão. além disso, a Ordem dos Enfermeiros reivindica o alargamento do internato aos enfermeiros, à semelhança do que acontece com os médicos.
Atualização de salários e descongelamento de carreira
Pelo menos na função pública, o salário base mínimo de um enfermeiro que trabalha a tempo inteiro situa-se nos 1.200 euros mensais. Há já bastante tempo que os enfermeiros reivindicam uma atualização no salário de um setor que se encontra congelado há vários anos.
Vale a pena referir que este montante não inclui rendimentos adicionais como o pagamento de prémios, de horas de fins de semana, horas noturnas ou trabalho suplementar, que são bastante frequentes nesta área.
Quais as funções de um enfermeiro?
Um enfermeiro é um profissional indispensável, não só em hospitais, como também em clínicas ou na prestação de serviços de atendimento ao domicílio. Este profissional trabalha em parceria com outros profissionais, nomeadamente médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, reunindo dados sobre o estado de saúde dos pacientes e definindo a conduta a ser seguida pelas equipas de enfermagem.
É o responsável pela higiene e alimentação dos pacientes, bem como pela administração de medicamentos e pelos curativos.
É necessária uma licenciatura para trabalhar em enfermagem, no entanto, começam já a surgir cursos profissionais, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.
Quais os requisitos para conseguir emprego em enfermagem?
Existem dois requisitos essenciais para o acesso à profissão de enfermeiro(a).
- O primeiro, é a detenção de uma Licenciatura em Enfermagem. Licenciatura essa que tem a duração de 4 anos e que deverá ser concluída ou numa Escola Superior de Enfermagem ou numa Escola Superior de Saúde. Pode consultar aqui os estabelecimentos de Ensino Superior de Enfermagem.
- O segundo requisito é um registo criminal sem qualquer tipo de sentença judicial. Consulte todas as informações no site da Ordem dos Enfermeiros.
Onde procurar emprego em enfermagem
Poderá começar por pesquisar no site da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, que é o sítio mais específico dirigido aos profissionais da área da saúde com ofertas de emprego em enfermagem.
Não deixe de dar uma olhada no sítio de “A Enfermagem e as Leis”.
Aconselhamos o LinkedIn, uma vez que, como à semelhança de outras áreas de emprego, as oportunidades a nível de saúde parecem não faltar nesta rede social.
Além deste, convém dar uma olhada no net empregos, e no jooble.