Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
12 Set, 2016 - 06:00

Emprego em Marketing: tudo o que deve saber

Margarida Ferreira

Está a ponderar uma carreira na área do Marketing? Então não pode deixar de ler este artigo.

Emprego em Marketing: tudo o que deve saber

Gosta de trabalhar sobre pressão? De conhecer novas pessoas, de fechar negócios e de fechar tarefas? É bom comunicador? Sabe qual a melhor forma de vender uma ideia, serviço e/ou produto? Tem uma boa compreensão do comportamento humano?

Se respondeu “sim” a algumas destas questões, então talvez um emprego em Marketing seja o ideal para si.


Em que consiste o Marketing?

De uma forma extremamente concisa, o Marketing pode ser designado por um conjunto de técnicas e métodos, que se destinam ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro aspetos: preço, distribuição, comunicação e produto. Ou seja, esta área relaciona-se com um aspeto predominante em qualquer organização: as vendas.

Dentro do Marketing, existem diversos tipos de possíveis atuações, nomeadamente, o Marketing Empresarial, o Marketing Digital, o Marketing de Produtos e Serviços, o Marketing de Conteúdo, entre outros.


O que faz um profissional de Marketing?

Um profissional do Marketing tem então de colocar as técnicas e métodos necessários em prática para atingir os objetivos da organização, quer eles sejam, aumentar as vendas, fidelizar clientes ou qualquer outro tipo de objetivo.


Quais as saídas profissionais?

A formação em Marketing, permite diversos tipos de saídas profissionais, nomeadamente:

  • Consultoria de Marketing
  • Gestão de Redes Sociais
  • Gestão de E-commerce
  • Gestão de Produto
  • Gestão de Web Marketing
  • Publicidade
  • Organização de eventos
  • Relações Públicas
  • Estudos de Mercado


Quanto pode ganhar um profissional de Marketing?

Em Portugal, apenas os indivíduos em posições de direção conseguem boas remunerações nesta área, no entanto, as coisas já começam a mudar pois, numa altura em que as organizações necessitam, cada vez mais, de fortalecer as suas relações com os clientes, este tipo de profissionais têm vindo a ser cada vez mais requisitados, principalmente no que diz respeito ao Marketing Digital.

Veja também: