A Bolsa Nacional de Formadores é, provavelmente, a maior base de dados nacional de formadores de todas as áreas de educação e formação.
Nos processos de recrutamento de formadores, as entidades empresariais, formadoras e centros de formação recorrem regularmente a esta Bolsa para contratar quer os formadores certificados, quer os formadores isentos de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).
Assim sendo, se é formador certificado (com CCP) ou um formador que goza de isenção desta certificação– docentes com habilitação profissional para a docência e docentes do ensino superior universitário e politécnico –, não perca esta oportunidade e inscreva-se!
Depois de inscrito, poderá consultar de forma rápida e eficaz ofertas de emprego para atividades formativas associadas a perfis diversos: formador, coordenador de formação, tutor, e-formador; consultor, entre outras.
Bolsa Nacional de Formadores: processo de inscrição
1. Para os formadores
Os interessados deverão inscrever-se no Portal NetForce – Portal para a Formação e Certificação de Formadores e outros profissionais- , disponibilizado e gerido pelo IEFP, a qualquer momento e sem qualquer custo associado.
Mediante um registo básico no Portal NetForce, os formadores certificados apenas têm de escolher a opção “Deseja pertencer à Bolsa Nacional de Formadores” no seu Perfil de formador – sendo que devem anexar o seu CV e os documentos solicitados para, assim, se tornar elegível a processos de recrutamento de formadores.
Já os formadores isentos de CCP (ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2010, de 30 de maio),podem inscrever-se na bolsa através de uma candidatura espontânea, sendo que:
- No caso dos detentores de habilitação profissional para a docência, a inscrição na bolsa não tem limite temporal.
- No caso na inscrição da bolsa ter sido efetuada com base em comprovativo de caracter temporário (caso de alguns docentes do ensino superior) a inscrição na bolsa tem a duração de um ano, renovável após comprovação da manutenção das condições de isenção.
2. Para as empresas ou entidades formadoras
Para terem acesso aos dados dos formadores inscritos, as entidades empresarias e formadoras também devem fazer um registo básico na plataforma e, assim, ter acesso a mais de 350 mil formadores.
Após este passo, passam a poder pesquisar formadores por:
- Área de educação e formação
- Área geográfica
- Nome
- N.º de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP ou CAP)
- Habilitações Académicas
- Distrito e Concelho
E podem ainda fazer uma pesquisa alargada sobre:
- Áreas de formação/competências
- Experiência profissional
- Experiência formativa
- Experiência na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
- Formação profissional / contínua
- Outras informações relevantes (disponibilidade geográfica, links para redes sociais, por exemplo)
Veja também: