O Grupo Planeta, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, com sede em Barcelona, é líder no setor editorial em Espanha, França e América Latina. O grupo conta, atualmente, com mais de 100 chancelas editoriais e mais de 15 000 autores, entre clássicos e contemporâneos, sendo uma marca incontornável no universo da edição.
Em Portugal desde Fevereiro de 2009, a editora Planeta surgiu com o objetivo de ser uma editora de referência não só pela diversidade do seu catálogo como pela inovação impressa no seu projeto editorial.
O Grupo Planeta está a recrutar, em Lisboa, um editor que terá como missão definir a estratégia editorial e de autores lusófonos na área da ficção.
As funções a desempenhar são no âmbito da procura, seleção, negociação e contratação de obras literárias e autores de língua portuguesa, assim como propor ideias/projetos editoriais com o objetivo de construir o programa da editora de acordo com a estratégia editorial estabelecida pelo Grupo Planeta, assegurando o seu cumprimento.
Principais responsabilidades:
- Leitura de originais e elaboração dos correspondentes informes/apresentações.
- Relação com scouts e agentes.
- Apresentação de propostas de contratação no conselho editorial semanal.
- Elaborar a proposta de plano editorial anual e, uma vez aprovada, responsabilizar-se pelo seu cumprimento.
- Trabalho de editing nos livros contratados: correções de estilo, regras de edição adotadas, etc., elaboração dos textos para capas, contracapas e briefings.
- Participar e controlar o processo editorial até conseguir o original definitivo nas datas estabelecidas no plano editorial: tanto quanto a pessoas (interna e externamente) como a custos analíticos derivados (leituras, traduções, correções de autor, etc.).
- Representar a editora face aos seus autores, agentes e meios da comunicação social.
- Participar nos conselhos editoriais com prévia preparação dos temas a tratar. Adicionalmente participar na proposta de novas ideias editoriais: obras, produtos, novas edições do fundo, etc.
- Coordenar e participar nas apresentações dos livros – preparação de briefings para designers, marketing e comunicação.
- Participar na elaboração dos planos de promoção e marketing dos próprios livros e seus autores para conseguir os objetivos de divulgação e comerciais estabelecidos.
Requisitos pedidos:
- Profissional com formação académica ao nível da licenciatura, ou superior, de preferência em Humanidades.
- Imprescindível experiência laboral na área editorial superior a 4 anos.
- Excelente domínio da língua portuguesa.
- Fluência em inglês.
- Conhecimentos técnicos avançados sobre todo o processo de edição.
- Experiência na edição, contratação e negociação de livros.
- Boa comunicação verbal e escrita.
- Criatividade.
- Domínio das ferramentas informáticas básicas (Office). Utilizador de Internet, e-mail e redes sociais.
- Boa capacidade de comunicação, flexível e para trabalhar em equipa e sob pressão.
- Alta capacidade de trabalho e de resolução.
- Alta capacidade de negociação. Perseverante e paciente.
- Disponibilidade de horário e para viajar de forma pontual. Assistência a feiras, apresentações e atos públicos.
Se ficou interessado em candidatar-se a esta oportunidade do Grupo Planeta, submeta o seu currículo através do seu perfil do LinkedIn aqui!
Veja também: