Quer encontrar emprego no estrangeiro? Não sabe por onde começar? Se já se informou sobre as condições de vida e de trabalho no país de destino, sobre a documentação necessária a reunir antes de ir para fora, e, sobretudo, sobre onde encontrar ofertas de emprego válidas e fidedignas, está no caminho certo.
Mas, se ainda tem imensas dúvidas que rondam o tema, chegou ao sítio certo: aqui está o seu ponto de partida para a internacionalização de carreira, com o passo a passo simples para encontrar emprego no estrangeiro.
Vamos começar?
EMPREGO NO ESTRANGEIRO: 6 SITES
Encontrar emprego no estrangeiro pode parecer um autêntico desafio numa primeira fase. No entanto, com algumas dicas sobre o que deve fazer e principalmente como deve fazer, todo o processo se torna menos complexo.
A verdade é que a pandemia afetou sobretudo o emprego jovem tendo em consideração que taxa de desemprego jovem cresceu 4 vezes mais do que a média nacional no primeiro ano da pandemia.
Para que consiga ter uma noção, entre o primeiro trimestre de 2020 e de 2021, o crescimento da taxa de desemprego entre os jovens até aos 24 anos foi de 22,3% e entre os jovens até 34 anos foi de 24,7%, enquanto a média nacional se fixou nos 5,9%.
Não é, por isso, de espantar que muitos continuem a sentir vontade de aplicar os seus conhecimentos e competências em empresas estrangeiras. No entanto, para conseguir um emprego no estrangeiro, é preciso saber como procurar.
Uma das formas mais eficazes para procurar emprego no estrangeiro é, efetivamente, através da internet: além das ofertas no LinkedIn que podem aparecer, existem ainda outros sites focados neste tipo de ofertas.
Emprego Pelo Mundo
Se o seu objetivo é procurar por emprego no estrangeiro, o Emprego Pelo Mundo pode ser o seu ponto de partida. Foi fundado por um estudante português a viver na República Checa e é direcionado especificamente a todos os portugueses que ambicionem trabalhar no estrangeiro.
Quando acede ao site para fazer a sua pesquisa, irá encontrar diversas ofertas de emprego no estrangeiro, sobretudo na Europa – mas também vagas nacionais.
Além disso, esta plataforma funciona ainda como agregadora de outros sites de emprego especializados em áreas específicas. Por exemplo: se procurar por uma oferta de emprego em Marketing, basta escolher essa área e encontrar os sites internacionais de emprego que lhe darão acesso a vagas em Marketing.
São várias as especialidades: desde Arquitetura, Comunicação, Turismo, Saúde, Hotelaria, Economia, Design Educação ou Engenharia. Atreva-se e pesquise sem medos.
EURES
A EURES – Serviços Europeus de Emprego é uma das principais portas para encontrar emprego no estrangeiro, mais concretamente na Europa. Conta com cerca de 2 milhões de ofertas disponíveis e disponibiliza vagas sinalizadas por serviços públicos, sindicatos e organizações de empregadores.
Aqui poderá encontrar vagas para os 28 Estados-Membros da União Europeia e ainda na Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça. O melhor mesmo a fazer para que não se perca nas várias vagas, é utilizar com eficiência os critérios de pesquisa disponíveis.
Por exemplo: pode filtrar a sua pesquisa por localização geográfica, duração do emprego (part-time, full-time ou estágios), nível de habilitações, tipo de contrato e muito mais.
No caso de estar ainda indeciso sobre o país onde gostaria de trabalhar, a EURES também está presente para o ajudar: na plataforma encontra fichas informativas sobre condições de vida e de trabalho para cada um dos 32 países abrangidos.
Total Jobs
Sempre se imaginou a trabalhar no Reino Unido? Saiba que o Total Jobs é um dos principais pontos de pesquisa de emprego nesta localização.
Conta com cerca de 2 milhões de candidaturas registadas por mês e tem por isso mesmo, uma competição árdua. No entanto, é importante que confie no seu perfil, nas suas competências e na sua experiência e que procure uma oportunidade em Inglaterra, em Gales, na Escócia ou na Irlanda.
Para confirmar se o salário proposto em cada anúncio está de acordo com a média, pode recorrer ainda à ferramenta de verificação de salários.
Neste site vai encontrar também diversos artigos relacionados com a procura de emprego, dicas para a elaboração de currículos ou até mesmo estratégias para ser bem sucedido numa entrevista de emprego.
Monster
Se o seu objetivo é trabalhar nos Estados Unidos, este site é o ideal. Contudo, a Monster também já está presente em países como o Reino Unido, Alemanha e Espanha.
Aqui, a pesquisa por ofertas é muito simples com referência apenas a localização e palavra-chave. Para além disto, é também possível fazer o upload do seu currículo, passando a constar na pesquisa para empregadores.
No site estão disponíveis ainda categorias, ou como lhes chama a Monster “comunidades”, através das quais irá encontrar as informações mais gerais de emprego nas áreas mais distintas. Experimente e confira por si mesmo!
Na procura de emprego no estrangeiro é fundamental ter a oportunidade de conhecer bem a empresa e, se possível, o recrutador que vai gerir o seu processo de seleção. As redes sociais – e o LinkedIn em particular – proporcionam hoje uma proximidade nunca antes verificada entre candidatos e recrutadores.
Aprenda a usar esta ferramenta, coloque o seu perfil na língua do país de destino, conecte-se a recrutadores no seu setor, siga empresas do seu interesse e mantenha-se ativo – utilize a ferramenta semanalmente, para que o seu perfil se torne visível.
UN Careers
Sempre sonhou em trabalhar nas Nações Unidas? Investigue as oportunidades existentes para diferentes tipos de perfis e experiências no portal de carreiras da organização internacional. Neste site, a pesquisa tem em consideração a categoria profissional, a localização e o departamento.
Se o seu objetivo sempre foi “mudar o mundo”, as Nações Unidas são definitivamente o sítio certo para trabalhar. Para além de se tratarem de empregos topo, poderá trabalhar em áreas essenciais como o combate às alterações climáticas, apoio em crises humanitárias, desarmamento de crianças-soldado, defesa dos direitos humanos e manutenção da paz.
Optando por uma destes sites de procura de emprego no estrangeiro, deverá remeter as candidaturas online, através de formulários, ou via email. Mesmo tratando-se de um modo rápido e fácil de enviar o seu currículo, é bom ter em mente que isso não é sinónimo de menor exigência na correção da sua candidatura, muito pelo contrário.
Um email de candidatura bem elaborado deve ser breve e conciso, sem deixar de explicitar que está qualificado para a função a que se candidata e que pode ser uma mais-valia para a empresa. E não se esqueça: crie um email “profissional” para a procura de emprego.