Emprego no estrangeiro para portugueses, já todos sabem que existe. Mas o que nem todos sabem é como encontrar ofertas dirigidas especificamente a portugueses.
Se está entre as centenas (ou melhor, os milhares) de portugueses que desejam tentar a sua sorte noutros destinos, saiba que existem vários sites onde pode encontrar ofertas de emprego para diversas áreas e/ou países.
Emprego no estrangeiro para portugueses: em sites nacionais
Nem só em sites internacionais pode aceder a ofertas de emprego no estrangeiro para portugueses. Conheça alguns exemplos.
Eurocid
Memorize este site: é bastante simples e direto! Aqui vai poder aceder a todas as ofertas de emprego ou estágio para as diversas instituições ligadas à União Europeia.
No website irá encontrar as diversas ofertas com as devidas descrições de cada função. Para simplificar ainda mais a sua pesquisa, pode adicionar alguns filtros como o país, a experiência profissional, nível académico, vínculo, entidade e até mesmo remuneração.
Por norma, em cada uma das ofertas de emprego ou estágio, está indicada a respetiva data de limite da candidatura, bem como o anúncio da vaga e empresa em questão.
Relativamente aos processos de candidatura, estes diferem consoante as informações presentes em cada anúncio: uns pedem que aceda a um formulário eletrónico e que envie a sua carta de motivação e CV Europass diretamente para a entidade promotora.
Além disto, esteja bem atento àquilo que é pedido, porque muitas vezes é necessário enviar o CV, por exemplo, em dois idiomas.
Expresso Emprego
No site do Expresso Emprego vai encontrar ofertas de emprego nas mais variadas áreas e para vários países.
A grande vantagem reside no facto de poder definir níveis de pesquisa que podem ir desde a área pretendida, ao país de destino ou recorrer ao uso de palavras-chave.
No fundo, basta pesquisar pela função que pretende e escolher um dos países no estrangeiro disponíveis (ou até em “todas as localizações do estrangeiro”). Depois, encontrará os diversos anúncios e clicar em cada um para ter acesso à descrição da empresa e da função.
Por fim, se a vaga for efetivamente do seu interesse, clique no botão “enviar candidatura”. No entanto, para este passo irá precisar de fazer o registo no website, podendo registar-se gratuitamente.
Sapo Emprego
O Sapo Emprego disponibiliza ofertas para praticamente todas as áreas e para um vasto leque de países. Aqui os seus critérios de pesquisa permitem-lhe inclusivamente definir a cidade de destino, por exemplo.
Assim que aceder ao site, pode selecionar de imediato por ofertas internacionais e será redirecionado para uma página onde terá acesso a todas as ofertas de emprego no estrangeiro.
Pode, inclusivamente, optar por visualizar apenas as oportunidades inseridas nas últimas 24 horas, nos últimos 7 dias ou nos últimos 15 dias. Além disto, tem também ainda a opção de escolher uma função em part-time ou full-time.
Para se candidatar a qualquer vaga através deste site, basta clicar no botão “candidate-se” e preencher com os dados pedidos (nome, e-mail, contacto telefónico, fotografia, CV e outros ficheiros (como carta de motivação, por exemplo).
Net-empregos
No site do Net-empregos vai encontrar inúmeras ofertas de emprego para as mais diversas funções no estrangeiro.
Ao abrir o website, verá que há várias ofertas de emprego no estrangeiro para portugueses em destaque. No entanto, caso queira ir direto àquilo que procura pode aceder aqui e ajustar a sua pesquisa ao máximo.
Para visualizar os detalhes de cada oferta basta clicar em cima do anúncio. Se este for do seu interesse e pretender candidatar-se, saiba que é necessário fazer primeiro o seu login na plataforma para conseguir aceder ao e-mail da empresa em questão.
Jooble
Este é mais um exemplo de um site português onde irá ter acesso a variadíssimas oportunidades de emprego no estrangeiro.
Aqui vai poder filtrar a sua pesquisa através de data de publicação do anúncio, faixa salarial, experiência de trabalho, posicionamento e ainda por tipo de emprego. Basta selecionar no estrangeiro (caso ainda não saiba muito bem para que país gostaria de ir trabalhar) e as ofertas aparecerão.
Neste site não precisa de fazer login para conseguir enviar o seu CV e outro tipo de documentos. Em cada anúncio está disponível um botão azul, que o redireciona para o site da própria empresa – através do qual deve ser realizada a sua candidatura.
Os sites internacionais que pedem portugueses
Multilingual Vacancies
O nome diz tudo. Neste site basta que selecione uma língua na qual seja fluente ou – melhor ainda – a sua língua materna e acede a várias ofertas de emprego que tenham a opção selecionada (digamos o Português) espalhadas pelo globo.
Aqui também é possível adicionar alguns filtros à sua pesquisa para facilitar todo o processo (confirme na barra do lado esquerdo presente no site).
Relativamente às candidaturas, é necessário criar um registo no website – pode optar por entrar com o Facebook ou LinkedIn também. Depois, basta carregar onde diz “apply” e enviar os dados e documentos necessários.
Top Language Jobs
No site Top Language Jobs o conceito é semelhante ao anterior. Existe um vasto leque de filtros que pode adicionar à sua pesquisa para que vá direto àquilo que pretende.
Além disto, pode também escolher de imediato a localização onde quer trabalhar e ordenar por data ou relevância.
Para se poder candidatar a qualquer vaga, vai precisar de fazer o registo no website preenchendo alguns dados pessoais como o seu nome, apelido, país de residência, país, e-mail, telefone, CV, entre outras informações.
CareerBuilder
O site CareerBuilder permite-lhe aceder a ofertas de emprego um pouco por todo o mundo. Se optar por colocar na palavra-chave o termo “portuguese” depressa lhe vai aparecer uma lista de ofertas.
Tal como em todos os outros sites de emprego no estrangeiro, também neste é possível adicionar alguns filtros na sua pesquisa.
Relativamente às candidaturas para qualquer oportunidade, algumas são através do próprio website da entidade disponibilizado ao longo da oferta, outras permitem-lhe fazer uma “candidatura simples e fácil” (easy apply).
Neste caso, não é necessário efetuar o seu registo no site do CareerBuilder.
Anywork Anywhere
Se procura um site em que não seja preciso efetuar o registo no mesmo e mais vocacionado para os trabalhos temporários e de assistência a famílias no estrangeiro, então este é o ideal.
Neste site não há intermediários, o que significa que os empregadores inserem os anúncios e os interessados respondem.
Os suspeitos do costume
E claro, a esta lista não podiam faltar alguns dos mais conhecidos, que já dispensam apresentações:
1. Eures;
2. EuroBrussels;
3. Indeed;
4. Monster;
5. LinkedIn;
Ofertas não faltam. E a escolha vai muito além da área profissional. Se quer encontrar emprego no estrangeiro para portugueses basta que saiba como e onde procurar.
Vai ver que o facto de ser português pode ser razão mais do que suficiente para encontrar emprego em qualquer ponto do mundo.