O SEF abriu concurso externo de ingresso para admissão de 100 estagiários para o provimento de 100 postos de trabalho na categoria de inspetor de nível 3 da carreira de investigação e fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para 2018. O prazo para candidaturas termina a 2 de janeiro de 2018.
As funções dos inspetores do SEF são, nomeadamente, efetuar diligências de recolha de prova, nos termos da lei; executar as ações de investigação e de fiscalização no âmbito das competências do SEF; controlar a circulação de pessoas nas fronteiras; realizar escoltas e recolher e proceder ao tratamento de informação criminal.
Como candidatar-se a inspetor do SEF
Requisitos gerais e específicos
Ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial; ter cumprido os deveres militar ou de serviço cívico, quando obrigatório e não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar são os requisitos gerais para poder candidatar-se.
Os requisitos específicos são não ter mais de 30 anos; possuir grau académico de licenciatura oficialmente reconhecida em Portugal; possuir bons conhecimentos linguísticos nos idiomas inglês ou francês; ter, pelo menos, 1,60 ou 1,65 metros de altura, respetivamente para candidatos femininos e para candidatos masculinos; possuir carta de condução de veículos ligeiros; possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função de investigação e fiscalização e ter as vacinas obrigatórias nos termos da lei geral.
Formalização das candidaturas
A apresentação das candidaturas deve ser feita utilizando, obrigatoriamente, requerimento de modelo tipo, disponível na página eletrónica do SEF, que deverá ser remetido exclusivamente pelo correio, com aviso de receção, endereçado a Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, concurso de inspetor, nível 3, Avenida do Casal de Cabanas, Urbanização Cabanas Golf, n.º 1, 2734 – 506 Barcarena, Oeiras.
Os requerimentos devem ser acompanhados de fotocópia do cartão de cidadão; certificado do registo criminal; fotocópia do certificado comprovativo das habilitações literárias correspondentes à licenciatura; fotocópia da carta de condução e currículo vitae, modelo europass, atualizado, datado e assinado.
Métodos de seleção
Os candidatados vão ser submetidos a provas escritas de conhecimentos gerais e específicos; exames de aptidão médica e aptidão física e exame psicológico.
Será também realizada entrevista profissional de seleção para avaliar, numa relação interpessoal e de forma objetiva e sistemática, as aptidões profissionais e pessoais dos candidatos.
Candidatos aprovados
Os candidatos aprovados serão admitidos a estágio probatório, cuja fase formativa teórica (curso de formação) se realiza em Lisboa e a fase formativa prática em unidades orgânicas centrais, descentralizadas e regionais do SEF.
Se pretende saber mais ou candidatar-se a inspetor do SEF, clique aqui!
Veja também: