Share the post "Há 15 empregos a evitar se não quer passar o dia no computador"
É verdade que uns utilizam mais do que outros, mas, hoje em dia, a maioria dos empregos exige a utilização de ferramentas informáticas. Mas se não quer estar sempre de olhos colados ao ecrã, confira a nossa lista de empregos a evitar se não quer passar o dia no computador.
Embora a maioria de nós apenas aceite isso como “parte do trabalho”, pois trabalhar numa secretária é, sem sombra de dúvida, sinónimo de trabalhar em frente a um computador, certamente não é algo que todos aspirem ou gostem.
No entanto, se estar o dia todo ao computado é algo que considera menos agradável, saiba que há determinados trabalhos que deve evitar.
15 empregos a evitar se não quer passar o dia no computador
1. Programador
Tem a responsabilidade de escrever rotinas e instruções em linguagens de programação, criando programas ou software que funcionam num computador ou rede de computadores num sistema operativo como Windows, Linux ou MAC.
2. Administrador Web
Administra e testa todas as atividades de desenvolvimento e manutenção de páginas web e aplicações online.
3. Designer Multimédia
Cria efeitos especiais, animações e grafismos utilizando várias ferramentas informáticas, tornando assim esta profissão num dos empregos a evitar se não quer passar o dia no computador.
4. Especialista em redes RFID
Cria e implementa sistemas de redes de identificação por rádio frequência (RFID) para localizar encomendas ou stocks em processos automatizados informaticamente.
5. Administrador de base de dados
Administra, testa e implementa bases de dados informáticas aplicando sistemas de gestão e segurança em computadores.
6. Engenheiro de Software
Analisa e projeta técnicas e ferramentas que permitam automizar o processo de desenvolvimento de novas aplicações, bem como a alteração de outras já existentes. O seu trabalho vai desde a criação à programação dessas aplicações, logo este é um dos empregos a evitar se não quer passar o dia no computador.
7. Especialista de apoio informático
Providencia apoio técnico aos utilizadores de computadores na resolução de problemas e esclarecimento de questões.
8. Engenheiro de hardware
Pesquisa, cria e desenvolve equipamento computorizado para uso comercial, industrial, militar e científico.
9. Cyber Security Specialist
Tem como funções monitorizar ataques, invasões e atividades incomuns não autorizadas ou ilegais, testar e avaliar produtos de segurança, projetar novos sistemas de segurança ou atualizar os existentes, usar ferramentas de análise avançadas para determinar padrões e vulnerabilidades de ameaças emergentes.
10. Engenheiro Biomédico
Mais um dos empregos a evitar se não quer passar o dia no computador. Com conhecimentos na área de informática e eletrónica, cria softwares para otimizar o uso das máquinas pelos profissionais da saúde e realiza pesquisas científicas sobre materiais e instrumentos biomédicos.
11. Game Designer
São profissionais com competências na programação e criação de arte para jogos. Projeta os principais recursos dos videojogos, constrói protótipos, cria narrações interativas e desenvolve a mecânica do jogo.
12. Gestor de Redes Sociais
Este profissional tem como responsabilidades gerir, aumentar e desenvolver a comunidade digital de uma empresa ou marca, criando relações positivas e duradouras com os seguidores e potenciais clientes.
13. Professor de informática/ciências da computação
Entre dar aulas de informática e computação, também faz pesquisa e estudos dentro desta área. É naturalmente um dos empregos a evitar se não quer passar o dia no computador.
14. Content Marketing Manager
São, normalmente, responsáveis pelo planeamento, desenvolvimento e implementação da estratégia geral de conteúdo da empresa. Fazem a gestão da criação e produção de conteúdo de marketing online.
15. Data Analytics Manager
Coordena as diferentes tarefas que devem ser concluídas para um projeto de big data. As tarefas podem incluir pesquisar e criar métodos eficazes para recolher dados, analisar informações e recomendar soluções para uma empresa.
Dispensar totalmente o uso do computador?
Atualmente, é quase impossível não lidar com um computador em termos pessoais e profissionais, mesmos para quem não quer passar o dia no computador. Além da inovação tecnológica e as novas formas de trabalhar que surgem constantemente e do fácil acesso à Internet, também contribuiu para esta realidade a digitalização quase obrigatória das mais diversas empresas durante o período da pandemia.
Por isso, ainda que não aprecie a área das novas tecnologias, é importante que mantenha o mínimo de conhecimentos nesta área e que se sinta à vontade com o computador ou qualquer outro dispositivo digital.