Para muitos jovens, o verão nem sempre é sinónimo de férias, sol, praia e tempo livre. Há quem opte por aproveitar a época balnear por empregos de verão temporários.
Seja porque estão desempregados ou porque são estudantes em férias, nem todos sucumbem às maravilhas que os meses de verão têm para oferecer. Na verdade, são muitos os jovens que aproveitam o verão para conseguirem ganhar um dinheiro extra para ajudar a pagar a universidade ao longo do ano, por exemplo.
Se também procura opções de empregos de verão, fique connosco e conheça algumas oportunidades.
Ofertas de empregos de verão para jovens
Os meses de verão são ricos em ofertas de emprego e este ano não é exceção. Todos sabemos que a situação que se vive atualmente no mundo não é das mais favoráveis para o mercado de trabalho em geral. Contudo, a verdade é que existem sempre ofertas de empregos de verão.
Se também está a apensar em trocar os “banhos de sol” por um emprego sazonal, fique a conhecer algumas ofertas ao seu dispor.
Nadador Salvador
Este é, provavelmente, um dos empregos de verão mais procurados. Mas ser nadador salvador não é para todos e deve ser encarado com seriedade e responsabilidade. Afinal de contas, a profissão pressupõe que se garanta a segurança e bem-estar dos banhistas, além de salvar vidas.
Para ser nadador-salvador há que cumprir alguns requisitos, nomeadamente, ter robustez física e obter aprovação nas provas de admissão. Para se candidatar, basta que esteja atento ao site do Instituto de Socorros a Náufragos.
As datas dos cursos e as condições de ingresso são publicadas com a devida antecedência.
Estágios de verão
Se está a estudar e quer contactar de perto com uma determinada área profissional, ou se está na universidade e pretende adquirir experiência profissional na sua área de formação, esta é uma boa opção.
Não será remunerado, pelo menos à partida, mas é uma boa forma de conhecer a realidade de trabalho daquela que será, ou gostaria que fosse, a sua profissão futura.
Para tentar, basta que contacte diretamente com empresas para tentar perceber qual a disponibilidade para o receberem ou então que pesquise estágios de verão junto das empresas ou instituições mais conhecidas.
Colaborador de supermercado
Na lista dos empregos de verão para jovens, esta é outra das opções habituais. Pesquise nos sites das principais cadeias de hipermercados ou dirija-se aos balcões de atendimento para deixar a sua candidatura.
E claro, não deixe de procurar nos supermercados locais.
Monitor em campos de férias
Os campos de férias continuam a ser escolhas dos pais que querem proporcionar momentos felizes e em segurança às suas crianças e jovens.
Se gosta de crianças, aqui tem uma boa opção. Os campos de férias são, cada vez mais, uma solução para ocupar os tempos livres dos mais novos. A duração das férias dos pais dificilmente coincide com as férias escolares e há que procurar uma alternativa.
É aqui que entram os campos de férias e os monitores. A função de um monitor passa por organizar atividades lúdicas, culturais e/ou desportivas. Para se tornar monitor, consulte a sua autarquia local ou os campos de férias, para saber o que deve fazer.
A formação é, normalmente, assegurada pelos campos de férias e inclui cursos em diversas áreas como primeiros socorros ou animação sociocultural. Mas tenha em atenção que esta é uma posição de responsabilidade.
Empregado de mesa
Entre as diferentes opções de empregos de verão para jovens, oportunidades em hotelaria são sempre mais prováveis de encontrar.
Assim, restaurantes, cafés, bares de praia ou hotéis são algumas das possibilidades. Na altura do verão, estes espaços são, normalmente, mais procurados e é habitual, então, que procurem colaboradores sazonais.
Ainda que a oferta possa ser divulgada em sites de emprego, o mais habitual é os pedidos serem publicitados nas instalações dos espaços. Basta estar atento. Deixamos 2 sugestões de vagas em aberto:
Promotor
Quem nunca se cruzou com jovens a distribuírem cartões de telemóvel, refrigerantes ou panfletos na rua? Esta tendência, embora comum durante todo o ano, intensifica-se durante os meses de verão.
As marcas tendem a aproveitar esta altura do ano para divulgar os seus produtos. Faça uma pesquisa nos sites de emprego ou nas páginas das próprias marcas.
Entregas ao domicílio
Como sabemos, são cada vez mais as pessoas que solicitam refeições e bens de mercearia através de aplicações ou de websites e redes sociais. Por isso mesmo, esta pode ser uma boa opção para quem já tem a carta de condução.
Se esta lhe parece uma boa opção, poderá pesquisar nos websites de algumas marcas, como a Glovo ou a Uber Eats. Poderá ainda tentar falar diretamente com pequenos restaurantes que já recorram aos serviços de delivery e estar atento às vagas nas plataformas de procura de emprego.
Razões para procurar um emprego de verão
Gostava de juntar dinheiro para tirar a carta, fazer umas férias entre amigos, pagar a faculdade ou comprar o primeiro carro? As razões que levam os jovens a querer encontrar empregos de verão podem ser várias. Ou porque são estudantes e aproveitam esta altura do ano para ganhar um dinheiro extra para as suas próprias despesas e conseguir, assim, alguma independência financeira, ou porque desejam juntar dinheiro para fazer as suas férias ou até mesmo porque pretendem juntar para ajudar nas despesas dos estudos.
Independentemente do motivo de cada um, o objetivo é aproveitar este tempo livre e sem aulas para amontoar algum dinheiro extra e claro, ganhar experiência.
Com que idade se pode começar a trabalhar em Portugal?
Esta é uma pergunta bastante frequente entre os mais jovens quando o assunto é começar a trabalhar. De facto, o artigo 68º do Código do Trabalho regula a idade mínima para começar a trabalhar em Portugal, bem como as condições que se devem aplicar para a prestação desse trabalho.
Na verdade, em Portugal é possível trabalhar a partir dos 16 anos. Apesar de a legislação considerar que a maioridade em Portugal se atinja aos 18 anos, a idade mínima para prestar trabalho não está só relacionada com o fator da idade.
Para que o jovem possa começar a trabalhar deve ter concluído a escolaridade obrigatória ou estar matriculado e a frequentar o nível de ensino secundário de educação. Para além disto, um dos requisitos para trabalhar com 16 anos é ainda o facto de ter ao seu dispor um conjunto de capacidades física e psíquicas adequadas ao trabalho em questão.
Em empresa familiar, é possível trabalhar antes de completar os 16 anos – desde que sob a vigilância de um membro do seu agregado familiar.