Todos os anos a Randstad realiza o Employer Brand Research, um estudo que revela quais são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, e este ano não é exceção.
A verdade é que todos ambicionamos trabalhar em empresas que tenham alguma reputação perante o mercado, dado que a essa reputação estão ligados uma série de fatores positivos. Falamos de uma boa remuneração, acesso a vários tipos de benefícios, como seguros de saúde, ginásios ou até mesmo a salas de descanso, e ainda a flexibilidade no que diz respeito aos horários de trabalho.
O estudo da Randstad foi realizado entre 18 e 30 de dezembro de 2019 e permitiu perceber que 44% dos colaboradores valorizam cada vez mais os benefícios oferecidos pelas empresas, como os planos de saúde, as ajudas de custo, a aposta na formação e ainda a flexibilidade de horários.
No entanto, a Randstad garante que a forma como trabalhamos durante a pandemia fez rever algumas prioridades. A solidez da empresa, a segurança que é capaz de garantir e o equilíbrio profissional e pessoal assumem agora uma nova importância na vida dos colaboradores em geral.
As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal
Este ano não foi exceção e a Randstad voltou a identificar as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, por setor de atividade, tendo por base a opinião da população ativa.
No momento de escolher um país estrangeiro para trabalhar, os portugueses valorizam alguns critérios específicos como o salário e benefícios (83%), a estabilidade economico-fianceira (68%) e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (56%).
Contudo, a verdade é que a maneira como trabalhamos durante a pandemia fez com que fossem revistas algumas destas prioridades. Para o CEO da Randstad Portugal, José Miguel Leonardo,
“Portugal será sempre uma referência internacional no que respeita ao talento e inovação e à qualidade de instituições de ensino e empresas. Desta forma há que capitalizar este valor na construção da marca Portugal”.
Segue-se então a grande questão que muitos ainda querem saber: Portugal é ou não um bom país para trabalhar? O nosso país, enquanto destino profissional, é valorizado pela sua localização geográfica (65%), diversidade e inclusão (44%), produtos e serviços de referência (39%), a boa reputação do país (36%) e a qualidade do ensino e da formação nacional (35%).
Tendo em conta o estudo da recrutadora, as 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal são:
- TAP Air Portugal;
- Banco de Portugal;
- RTP;
- Lusíadas Saúde;
- ANA – Aeroportos de Portugal;
- Delta Cafés;
- Hovione;
- OGMA;
- Farfetch;
- PwC;
- Bosch;
- Siemens;
- BA Vidro;
- Nestlé;
- FNAC;
- Fujitsu;
- Labesfal;
- Deloitte;
- Volkswagen Auroeuropa;
- Pestana Hotel Group.
O que leva estas empresas a estarem entre as mais atrativas?
Em questão estão os benefícios e salários atrativos, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que permitem aos colaboradores manter um bom ambiente de trabalho, a capacidade de progressão na carreira e ainda o facto de lhes permitir sentirem-se estáveis e seguros do seu emprego.
Importa ainda salientar que o Randstad Employer Brand Research é um estudo realizado anualmente com o intuito de avaliar a perceção dos colaboradores dos 150 maiores empregadores nacionais.
Em Portugal, a recrutadora distingue as empresas mais atrativas para trabalhar com base na perceção que os portugueses têm delas.