Se analisar o percurso da maior parte dos empresários de sucesso, um dos fatores que muitos têm em comum é o facto de conseguirem combinar as suas paixões com a vida profissional. Ter a habilidade para fazer isto não só garante probabilidades de sucesso superiores à média, como também vai permitir-lhe ter uma vida feliz e equilibrada.
Se também quer acordar de manhã ansioso por começar o dia, veja algumas maneiras de descobrir aquilo que realmente o faz feliz.
1. Não ligue apenas ao que é “cool”
Esqueça aquilo que toda a gente já está a fazer e esqueça o que os outros podem pensar ou dizer de si. Se, por exemplo, sempre quis aprender a fazer croché, porque não começar agora? Lembre-se que o objetivo principal é encontrar aquilo que o faz feliz a si e não aos outros. É a si próprio que tem de impressionar.
2. Não tenha medo de experimentar
Em muito poucos casos vai descobrir a sua grande paixão na primeira tentativa, por isso, enquanto mais coisas experimentar, melhor. Pode adorar algumas e detestar outras, mas é assim que se vai aproximar daquilo que não se importava de fazer para o resto da sua vida.
3. Faça muitas perguntas
Imagine que descobre uma área interessante com muitas possibilidades. Neste caso, é importante tentar saber o máximo possível e não ter medo de perguntar. É desta maneira que se vai tornar um expert e, sobretudo, é assim que vai saber se consegue fazer disso o seu trabalho.
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.
4. Junte-se a outras pessoas que partilhem os mesmos gostos
Procure conhecidos ou grupos de pessoas que pratiquem a mesma atividade. Para além de ser uma maneira de partilhar conhecimento, também vai ser mais uma fonte de motivação.
5. Saiba quando deve ou não desistir de uma ideia
Se, por um lado, é certo que deve dar o seu melhor em tudo, também é verdade que, se vir que aquilo que está a tentar não dá resultados, o melhor é saber desistir. Existem milhões de coisas que pode experimentar, portanto, não vale a pena ficar frustrado se não encontrar o trabalho que realmente o faz sentir realizado à primeira (ou à segunda, ou até à terceira…).
Acredite que, quando encontrar aquela coisa que realmente o faz sentir motivado e na qual não se importaria de investir todo o seu tempo e esforço, vai ser o primeiro a sabê-lo!
Veja também: